Alongamento ativo e estático Estilo de Vida
Home > Matérias > Estilo de Vida > Alongamento ativo e estático
Alongamento estático x ativo
Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.
Para fazer qualquer um deles, dê atenção à respiração. Ela é fundamental para a qualidade da execução, já que, quando você respira adequadamente durante o alongamento, relaxa as partes tensionadas e tem a sensação de “diminuir a dor” nos pontos trabalhados.
Quem pode e deve se alongar?
Pessoas de todas as idades, de crianças e adolescentes a adultos e idosos, dos sedentários aos mais ativos, todos colhem os frutos tanto do alongamento estático como do ativo. E o sucesso pode ser maior com a união dos dois tipos de alongamento, cada um em seu momento.
Por que e quando fazer alongamento estático?
Alongamento estático é um ótimo aliado para prevenir lesões a longo prazo durante a realização de exercícios. A prática regular dessa atividade pode facilitar a execução de outros movimentos necessários em diferentes modalidades esportivas. Ela pode ser feita depois, em uma hora específica do dia, em um momento dedicado apenas ao ato de se alongar, mas não logo em seguida ao exercício. Mais um benefício da versão estática: contribui para o aumento da flexibilidade, mas movimentos estáticos sozinhos não fazem milagres nem tornam o corpo superflexível.
Alguns alertas sobre os movimentos de alongamento estático:
Execute regularmente para todo o corpo. Não faça apenas alongamentos que você gosta. Normalmente, precisamos mais daqueles que gostamos menos. Isso já sinaliza que provavelmente a região está encurtada ou tensa. Capriche ao alongar essas partes.
Fique de olho em sua postura. Um bom alongamento é desconfortável, mas não é doloroso
Se for possível, alongue com parceiros. Vocês podem se corrigir e o tempo dedicado a essa atividade passará mais rápido.
Ao usar o peso do próprio corpo nas posições estáticas de alongamento, você torna a ação mais eficiente. Isso é prático também!
Por que e quando fazer alongamento ativo?
Alongamento ativo é muito indicado antes do treino, principalmente os de alta intensidade. Ele evita lesões agudas durante a parte principal do treino, como estiramentos e distensões.
Também reduz enfraquecimento muscular, perda de mobilidade e má postura – típicos problemas que surgem com o avanço da idade.
Alguns alertas sobre os movimentos de alongamento ativo:
Mesmo que você não realize treinos de alta performance, alongar-se ativamente é muito recomendado antes de executar tarefas corriqueiras, como arrumar a casa e carregar compras de supermercado.
Isso vale mais ainda se você passou muito tempo sentado e vai se movimentar.
Pessoas com hábitos sedentários, que passam muito tempo sentadas ou deitadas, devem fazer alongamento ativo. As articulações menos usadas vão agradecer.
O alongamento ativo desperta sua atenção e seus grupos musculares, tornando as atividades seguintes mais seguras.