Como reconhecer os sinais de AVC e infarto? Doenças Crônicas
Home > Matérias > Doenças Crônicas > Como reconhecer os sinais de AVC e infarto?
As doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, são as principais causas de morte no Brasil. Elas correspondem a cerca de 30% dos óbitos registrados no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
O medo de contaminação pela COVID-19 tem afastado muita gente que precisa de atendimento médico dos prontos-socorros. Pesquisadores italianos afirmam que houve um aumento de 58% no número de infartos fora dos hospitais ao longo dos primeiros 40 dias da pandemia no país. O mesmo cenário foi visto em Nova York, que registrou oito vezes mais mortes por infarto em casa, segundo o site especializado Angioplasty.Org.
Ter um médico que acompanhe sua saúde é muito importante e ajuda no diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares. Porém, em momentos de isolamento social e pandemia, é imprescindível conhecer os sinais e sintomas dessas doenças do coração e saber quando procurar ajuda médica. Afinal, situações de emergência oferecem um maior risco de morte, como é o caso do infarto.
Mais conhecido como ataque cardíaco, o infarto do miocárdio acontece quando o fluxo de sangue nas artérias que nutrem o coração é interrompido. Dessa forma, o coração não recebe sangue e oxigênio suficientes para se manter em atividade. A maioria das pessoas associa o infarto a uma dor forte no peito, mas nem sempre é assim. Alguns sinais e sintomas frequentes do infarto são:
Dor prolongada e intensa, com sensação de aperto no tórax e de início súbito, que geralmente dura cerca de 30 minutos (atenção principalmente quando a dor irradia para as costas, pescoço e ombros)
Palidez
Suor frio e intenso
Falta de ar
Cansaço
Náusea
Vômito
Azia e indigestão
O acidente vascular cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Alguns sinais de alerta para qualquer tipo de AVC — conhecido popularmente como derrame — são:
Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um dos lados do corpo
Confusão mental
Alteração da fala ou da compreensão
Alteração na visão (em um ou em ambos os olhos)
Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar
Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente