Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



O que é andropausa Saúde do Homem

Home > Matérias > Saúde do Homem > O que é andropausa

Espécie de menopausa masculina, a andropausa ou Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) é um processo relacionado ao declínio de hormônios, principalmente da testosterona, que acontece gradualmente entre os homens a partir dos 40 anos.

 

Diferentemente da menopausa, em que produção hormonal feminina cai abruptamente e começa a aparecer uma série de incômodos, como os famosos fogachos e suores, além do cessamento da menstruação, nos homens, a queda hormonal acontece de forma muito lenta e, por isso, boa parte não chega a manifestar sinais específicos.

 

Mas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 20% dos homens podem apresentar um declínio abrupto de hormônios e apresentar sintomas não muito agradáveis como cansaço, perda de libido, disfunção erétil, alterações de humor, acúmulo de gordura abdominal e diminuição de massa óssea.  Alguns estudos já apontaram que a insuficiência de testosterona está associada a um maior risco de morte e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.  Por esse motivo, é importante acompanhar os níveis de hormônios nos exames de check-up. Em alguns casos, a reposição hormonal com testosterona é uma opção para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.   

Fatores de risco

 

Além da idade avançada, existem alguns fatores que podem acelerar o declínio hormonal masculino, como:

 

- Obesidade

- Doenças crônicas, como diabetes

- Estresse crônico

- Abuso de bebidas alcoólicas

 

Como saber se a andropausa chegou?

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, o teste a seguir pode ajudar a diagnosticar se um homem está entrando na andropausa ou não.

 

  • Tem observado diminuição do libido?

  • Tem observado falta de energia?

  • Percebe redução da força muscular?

  • Perdeu altura?

  • Fica triste ou rabugento com frequência?

  • Percebe que as ereções são menos vigorosas?

  • Tem diminuído as atividades esportivas?

  • Sente sonolência após o jantar?

  • Tem percebido uma piora no desempenho profissional?

 

Prevenção

 

Levar uma vida saudável em todos os aspectos é fundamental para a saúde como um todo e pode ajudar a aliviar os sintomas da andropausa. Alimentar-se equilibradamente, dormir bem, praticar atividades físicas regulares, gerenciar o estresse, manter o peso adequado e consultar um médico de confiança são atitudes  fundamentais para ter um envelhecimento saudável.

Voltar