Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Saiba como os exercícios físicos ajudam a prevenir quedas Saúde do Idoso

Home > Matérias > Saúde do Idoso > Saiba como os exercícios físicos ajudam a prevenir quedas

SulAmérica_Exercícios prevenção quedas idososÀ medida que envelhecemos os nossos reflexos e condições físicas já não são mais os mesmos, o que aumenta as chances de cairmos e nos fraturarmos. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, um em cada três idosos a partir dos 65 anos sofre uma queda por ano, com consequências que podem variar entre fraturas no quadril a lesões potenciamente fatais.

Mas, por que o risco de queda aumenta com a chegada do envelhecimento? Durante essa fase da vida, os sistemas que nos mantêm em equilíbrio, como o os músculos e o sistema nervoso central – responsável por receber e processar informações - perdem uma pequena parcela de suas funções.

Dessa forma, as informações sensoriais que chegam aos nossos olhos e ouvidos, por exemplo, levam mais tempo para alcançarem o cérebro e serem processadas, o que nos tornam mais propensos a perdermos o equilíbrio e termos reações mais lentas ao nos apoiarmos no momento de uma queda.

O papel dos exercícios físicos na prevenção de quedas

Felizmente, existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir as quedas. Entre elas está a prática regular de exercícios físicos, que além de melhorar a saúde de um modo geral, é uma maneira comprovada cientificamente de fortalecer os músculos que nos mantêm eretos e firmes, contribuindo para a manutenção do nosso equilíbrio.

Especialistas afirmam que o ideal é seguir um programa de atividade física que combine os seguintes grupos de exercícios:

Exercícios aeróbicos (Exemplos: caminhada, hidroginática, bicicleta)

Exercícios de equilíbrio (Exemplos: tai chi chuan, yoga)

Exercícios de flexibilidade (Exemplos: yoga, alongamento)

Exercícios de coordenação (Exemplos: caminhada com obstáculos)

Exercícios de resistência e força (Exemplos: musculação)

Lembre-se que antes de iniciar qualquer programa de atividade física, você deve se consultar com o seu médico para realizar uma avaliação física e se certificar de que a modalidade escolhida é segura para você.

Dicas de prevenção de quedas

Além de se exercitar regularmente, é importante seguir algumas recomendações simples:

- Visite o oftalmologista regularmente. Assim é possível verificar se há mudanças no grau dos óculos e detectar precocemente doenças que prejudicam a visão, como catarata e degeneração macular.

- Procure manter sua casa bem iluminada, livre de fios, objetos e tapetes escorregadios no chão; mantenha as áreas de maior circulação, como corredores, livres de móveis para que se possa andar com tranquilidade; instale corrimões e cole fitas antiderrapantes nos degraus das escadas; mantenha os utensílios que são mais usados em locais de fácil acesso; no banheiro, se possível, instale barras de suporte no local do banho e perto da privada.

- Use sapatos confortáveis, com saltos baixos e solas antiderrapantes.

- Ao se levantar da cama ou sofá, vire o corpo de lado lentamente e se levante com a ajuda dos braços.

- Ao caminhar na rua, fique atento aos obstáculos e não se distraia com o celular. Lembre-se sempre de atravessar a rua na faixa de pedestre.



Voltar