Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Pressão alta na gravidez: entenda o que é e como tratar Saúde da Mulher

Home > Matérias > Saúde da Mulher > Pressão alta na gravidez: entenda o que é e como tratar

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a pressão alta na gravidez é uma condição que afeta cerca de 7,5% das gestantes e é considerada uma das principais causas de morte materna no país. Por esse motivo, o acompanhamento do pré-natal é fundamental para evitar complicações e garantir uma gestação segura.

 

Classificado como hipertensão gestacional, o distúrbio geralmente se desenvolve depois da 20ª semana de gestação em mulheres que nunca tiveram o problema antes. Em alguns casos, o aumento da pressão arterial pode evoluir para pré-eclâmpsia e eclâmpsia.

 

Na pré-eclâmpsia, a hipertensão surge em combinação com a proteinúria (eliminação de proteína na urina). Se o quadro não for tratado adequadamente, poderá resultar em eclâmpsia, uma complicação grave, cujo principal sintoma é a convulsão, que pode ser fatal para mãe e o bebê. Além disso, é importante ressaltar que a hipertensão gestacional pode interferir no desenvolvimento do feto e alterar a função renal da mulher.

 

Mulheres que já apresentam hipertensão antes da gravidez devem fazer um planejamento pré-concepcional, em que o médico irá avaliar o estado de saúde da paciente e orientar sobre tratamentos e condutas específicas para que não haja complicações de saúde durante a gestação.

 

Atenção aos sinais

 

- Inchaço em todo o corpo

- Dores de cabeça e no abdômen

- Espuma na urina

 

Fatores de risco

 

Ainda não existe uma causa conhecida para hipertensão gestacional, porém acredita-se que os seguintes fatores de riscos estejam relacionados:

 

- Primeira gestação

- Histórico familiar

- Antecedentes pessoais de pré-eclâmpsia

- Gestação de gêmeos

- Hipertensão arterial crônica

- Doença renal

- Lúpus

- Diabetes

- Obesidade

- Idade superior a 30 anos

 

Tratamento da pressão alta na gravidez

O tratamento hipertensão na gestação irá depender das condições da paciente. Nos casos considerados leves, podem ser recomendadas mudanças no estilo de vida, o que inclui restrição de sal e gorduras na alimentação e adoção de um ritmo diário mais tranquilo. Em pacientes de risco, os médicos poderão optar pela administração de medicações, internações para monitoramento e repouso. Com controle adequado, a pressão arterial tende a se normalizar algumas semanas após o nascimento do bebê.

 

Conheça o Futura Mamãe

 

Iniciativa promovida pela SulAmérica, o Futura Mamãe visa trazer orientações para gestantes, tais como realização de exames preventivos, dicas de trabalho de parto, cuidados com o bebê, entre outras. Saiba mais: www.sulamericasaudeativa.com.br/iniciativas

Voltar