Diabetes Gestacional: Como é o exame de Curva Glicêmica Saúde da Mulher
Home > Matérias > Saúde da Mulher > Diabetes Gestacional: Como é o exame de Curva Glicêmica
Você sabe o que é diabetes gestacional?
O diabetes gestacional é a intolerância aos carboidratos diagnosticada durante a gestação, com aumento do açúcar (glicose) no sangue. O nível normal do açúcar no sangue é de até 100 mg/dl em jejum e abaixo de 140 mg/dl, duas horas após uma refeição. Os níveis de glicose no sangue podem aumentar porque algumas vezes os hormônios da gravidez impedem que a insulina, reguladora desses níveis, cumpra sua função.
O diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer mulher. Não é comum a presença de sintomas. Por isso, recomenda-se que TODAS as gestantes pesquisem, a partir da 24ª semana (início do 6º mês) de gravidez, como está a glicose em jejum e, mais importante ainda, a glicemia após estímulo da ingestão de glicose, o chamado teste oral de tolerância a glicose. O diagnóstico é feito caso a glicose no sangue venha com valores iguais ou maiores a 92 mg/dl no jejum ou 180 mg/dl e 153 mg/dl respectivamente
1 hora e 2 horas após a ingestão do açúcar.
Na maioria das vezes, o diabetes gestacional ocorre em grávidas com mais de 35 anos, com sobrepeso e obesidade, com histórico de diabetes familiar, com síndrome dos ovários policísticos e com hipertensão arterial.
Para prevenir o diabetes gestacional é imprescindível que você esteja fazendo o pré-natal. Dessa forma, seu médico estará atento a todas as mudanças que ocorrerem com seu corpo, fazendo controle rigoroso por meio de observação e exames.
Evitar o ganho excessivo de peso também ajuda muito na prevenção do diabetes. Consulte a pirâmide alimentar do Programa Futura mamãe® e relembre o quanto é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada!
Entre a 25ª e a 28ª semanas de gestação, seu médico deverá pedir o exame da curva glicêmica, principalmente se você ganhar muito peso repentinamente ou se o seu bebê tiver um crescimento maior que o normal para a idade gestacional (detectado em ultrasonografia).
Portanto, fique atenta: cuide-se!
Evite excessos e não corra riscos desnecessários! Prossiga com sua gestação de maneira tranquila e conte sempre com nossa equipe para ajudá-la a tirar dúvidas. Mantenha contato constante com seu médico, comparecendo às consultas. Cuide de você e de seu bebê com responsabilidade!
Referência:http://www.diabetes.org.br/diabetes-gestacional