Como lidar com a chegada da menopausa Saúde da Mulher
Home > Matérias > Saúde da Mulher > Como lidar com a chegada da menopausa
Como lidar com a chegada da menopausa
Atualmente, existem medicamentos e terapias que podem minimizar alguns incômodos da menopausa; leia mais
Por muito tempo a chegada da menopausa era tratada erroneamente como uma doença. Essa falsa ideia levava muitas mulheres a se sentirem inseguras e infelizes consigo mesmas. Mas, tal concepção não passa de um tabu.
Na realidade, a menopausa faz parte de um processo natural e inevitável do organismo feminino e é definida como a última menstruação da mulher, que ocorre, normalmente, por volta dos 48 e 51 anos.
Marcada pelo fim da produção de estrogênio e progesterona (dois hormônios responsáveis, principalmente, pela ovulação e preparo do útero para a gestação), esse nova fase só é confirmada após 12 meses sem menstruar.
Antes disso, porém, é comum que boa parte das mulheres passe a apresentar ciclos menstruais irregulares. Esse período de transição para a menopausa é conhecido como climatério.
Às vezes, o climatério é vivenciado como uma passagem silenciosa, sem sintomas. Outras vezes, é possível sentir alguns desconfortos, que podem gerar algumas alterações na rotina.
No entanto, ao esclarecer todas as dúvidas com o ginecologista e buscar informações corretas sobre o assunto, é possível atravessar essa fase com segurança e tranquilidade.
Conheça a seguir alguns sinais comuns do climatério
- Ondas súbitas de calor (fogachos)
- Alterações de humor
- Suores noturnos
- Ressecamento vaginal
- Insônia
- Diminuição do desejo sexual
- Ganho de peso
Algumas mulheres podem apresentar apenas alguns desses sintomas ou não apresentar nenhum. Portanto, nessa fase, é ideal que a mulher se consulte regularmente com o ginecologista e esclareça todas as suas dúvidas.
Atualmente, existem alguns medicamentos e terapias que podem minimizar os sintomas da menopausa, como é o caso da terapia de reposição hormonal (TRH), cuja finalidade é repor os hormônios que a mulher tinha antes.
No entanto, a recomendação médica irá variar de mulher para mulher e de sintoma para sintoma. Alguns desconfortos, como a secura vaginal, por exemplo, requer apenas o uso de pomadas locais.
Além disso, praticar exercícios físicos regulares e seguir uma alimentação equilibrada e saudável são atitudes que contribuem e muito para a manutenção da qualidade de vida da mulher com a chegada da menopausa. Converse com o seu médico!