Amamentação Saúde da Criança
Home > Matérias > Saúde da Criança > Amamentação
Poder amamentar seu recém-nascido é um dos maiores privilégios da maternidade. A importância da amamentação compreende benefícios físicos e emocionais.
O bebê que se alimenta de leite materno adquire maior imunidade contra vários tipos de doenças pois contém células de defesa que ajudam a proteger o organismo. Essa proteção é para a vida toda, pois sabe-se que algumas doenças, como o diabetes, por exemplo, ocorrem com menor frequência em adultos e crianças que tiveram aleitamento materno.
Além disso, o leite de vaca pode causar alergias e outros problemas intestinais nos bebês. Alimentando-se do leite materno, o bebê terá mais facilidade para evacuar e menos propensão a cólicas, tão comuns nos primeiros meses de vida.
Outro importante benefício do leite materno é o fortalecimento dos pulmões,
pois o bebê precisa fazer um esforço considerável para sugar o leite, o que deixará seus pulmões mais protegidos contra uma série de doenças infecciosas.
A amamentação também tem grande importância para o emocional da mãe e do bebê. Alivia o estresse das mamães e traz segurança e tranquilidade ao bebê, devido ao contato com o corpo da mãe e aos afagos e carinhos desse momento tão especial. Por isso, faça de cada mamada uma oportunidade de aproximação com seu filho.
Caso seu bebê não possa, por algum motivo, alimentar-se do leite materno, procure com o pediatra outras opções para fazer a substituição, de forma que haja o menor prejuízo possível para a saúde da criança.