Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



O que são os Cuidados Paliativos? Câncer

Home > Matérias > Câncer > O que são os Cuidados Paliativos?

Cuidados Paliativos

Receber o diagnóstico de uma doença grave pode ser muito angustiante. Muito mais que os sintomas físicos, questões profundas de ordem social, psicológica e espiritual também aparecem.
Um diagnóstico difícil traz à tona questões como o medo da morte, a apreensão em deixar a família desamparada, conflitos do passado e até problemas de ordem prática, como o afastamento do trabalho e a consequente queda de renda, entre outras.


Receber cuidados paliativos não significa que não haja mais nada a fazer pela pessoa que está doente. Isso simplesmente indica que o diagnóstico é de uma doença crônica grave, que ameaça a vida, e que uma equipe, juntamente com os profissionais especialistas na enfermidade, irá cuidar de quem está doente e daqueles que o cercam. Alguns exemplos de doenças que podem ameaçar a condição de vida são: câncer, Aids, Alzheimer, Parkinson, ELA, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), insuficiência cardíaca

Cuidados Paliativos é como são chamadas as abordagens voltadas para a qualidade de vida tanto dos pacientes quanto de seus familiares frente a problemas associados a doenças que põem em risco a vida. Os cuidados paliativos podem abordar uma ampla gama de questões, integrando as necessidades individuais de cada paciente. Esses cuidados podem complementar e ampliar os tratamentos modificadores da doença ou podem tornar-se o foco total do cuidado. 

Originalmente, a atenção dos Cuidados Paliativos centrava-se em pacientes na fase final da vida. Hoje, se considera que eles vão além dessa prática: os cuidados paliativos devem estar disponíveis para pacientes e seus familiares durante todo o processo de doença ameaçadora à continuidade da vida e também no processo de luto.

Os profissionais de cuidados paliativos podem acompanhar um paciente com câncer durante seu tratamento, por exemplo: a doença será cuidada pelo oncologista e o paciente será apoiado pela equipe de paliativistas

Cuidados ao Fim da Vida são uma parte importante dos Cuidados Paliativos que se refere à assistência que a pessoa deve receber durante a última etapa de sua vida, a partir do momento em que fica claro que ela se encontra em estado de declínio progressivo e, aproximando-se da morte. Esses cuidados objetivam propiciar: 

  • Morte segura e confortável  – promovendo qualidade de vida durante os últimos meses do paciente e garantindo que ele morra da melhor forma possível; 

  • Autodeterminação no gerenciamento do processo de morrer – facilitando a resolução de pendências; 

  • Luto eficaz –  auxiliando  pacientes  e  familiares  a  lidarem  com  perdas  e sofrimento e ajudando famílias a se reorganizarem após a morte do ente querido.


Na SulAmérica, pacientes oncológicos da cidade de São Paulo têm o apoio do projeto Cuidados Integrados de Vida, para apoiá-los nessa jornada de cuidados ao fim da vida. Um de nossos beneficiários, o Sr. Flavio Almeida, que estava em monitoramento, e tinha o desejo de contar sua história. Ele nos deu seu depoimento e contou um pouco sobre os Cuidados Integrados de Vida, junto de sua esposa Eliete Almeida: 

 

O depoimento foi colhido na quinta-feira, 30 de setembro de 2021 e depois de 5 dias ele veio a falecer. Agradecemos à família e cuidadores por proporcionar esse momento.




Artigos Relacionados
Programa Oncologia
Câncer na Família?

Voltar