Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Fibromialgia Câncer

Home > Matérias > Câncer > Fibromialgia

CONHECENDO A DOENÇA

 Muito se tem falado ultimamente sobre a fibromialgia, mas poucos conhecem de fato a doença. O paciente, porém, sofre bastante não apenas com as dores, mas também com o preconceito e com a discriminação daqueles que não sabem exatamente do que se trata.

A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que atinge várias partes do corpo, principalmente os tendões, músculos e ligamentos. Na maior parte dos casos, atinge mulheres entre 35 e 50 anos.

A fibromialgia é uma doença relacionada ao sistema nervoso central, em que o mecanismo de inibição da dor não funciona como deveria. Sua causa é desconhecida, mas a paciente com fibromialgia apresenta níveis de serotonina (neurotransmissores) mais baixos. Tensão e estresse também estão relacionados com seu desenvolvimento.

 

COMO VOCÊ SABE QUE TEM FIBROMIALGIA?

Os sintomas da fibromialgia são dor persistente e generalizada pelo corpo, indisposição, insônia, cansaço, dor de cabeça e instabilidade emocional. Não existem exames laboratoriais que confirmem o diagnóstico de fibromialgia; os pontos dolorosos são a maneira mais utilizada para definir a doença, que não causa deformidades ou inflamações nas articulações.

Muitas vezes, por estar associada a outras doenças reumatológicas, fica difícil de ser diagnosticada.

 

TRATAR PARA VIVER BEM, APESAR DA DOR...

O tratamento da fibromialgia é feito principalmente com uso de analgésicos e anti-inflamatórios para o alívio da dor; que devem ser sempre prescritos pelo médico que acompanha o paciente.

Praticar exercícios físicos regularmente também é bastante indicado, além de massagens, hidroginástica e até mesmo acupuntura.

É comum o paciente sentir-se desanimado e deprimido pelas dores constantes e, por isso, não tenha receio de procurar ajuda psicológica.

É importante falar sobre o assunto!

DICAS DO PROGRAMA ARTICULAÇÃO PRA VOCÊ:

  1. Pratique exercícios físicos orientados por profissionais da área;
  2. Evite ao máximo situações de estresse, tente relaxar incluindo lazer na sua rotina;
  3. Prepare o ambiente para dormir: o ideal é que o quarto esteja totalmente escuro, silencioso, com temperatura agradável e colchão adequado;
  4. Esteja atento à postura, principalmente quando ficar sentado por longos períodos;
  5. Não carregue excesso de peso;
  6. Siga corretamente as orientações de seu médico.

Voltar