Alerta para surto de sarampo no Brasil Epidemias
Home > Matérias > Epidemias > Alerta para surto de sarampo no Brasil
Alerta para surto de sarampo no Brasil
É preciso ficar atento à vacinação do sarampo. O Brasil mantém a circulação ativa do vírus do sarampo, em especial, no estado de São Paulo, que já confirmou casos da doença em 2022.
O surto da doença observado globalmente no período de 2017 e 2019, teve um declínio durante a pandemia de covid-19 entre os anos de 2020 e 2021, mas em 2022 enfrentamos um novo e desafiante cenário com o aumento de casos e suspeitas da doença.
A pandemia impactou diretamente a na vacinação de rotina e reduziu consideravelmente a cobertura vacinal de primeira e segunda dose, sendo assim, temos um número maior de crianças suscetíveis à doença. Além de outros públicos, como os adultos, que não estão com a vacinação em dia.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, extremamente contagiosa e comum na infância. Entre os principais sintomas estão febre, irritação ocular, corrimento nasal e manchas avermelhadas pelo corpo. Pode ser acompanhada de dor de cabeça e dor abdominal.
Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença, que podem se agravar e levar a consequências graves, e em alguns casos, ser fatal.
A transmissão do sarampo ocorre pelo ar, por meio de tosse, espirros, fala ou respiração.Locais pouco arejados e grandes aglomerações, como as de transporte público ou escolas, favorecem a transmissão de doenças infecciosas como o sarampo, e este é um dos vírus humanos mais contagiosos do mundo.
Por ser uma doença altamente contagiosa, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. Há três tipos de vacina disponíveis:
Dupla viral: Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;Tríplice viral: Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;Tetra viral: Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora). |