Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Causas da dor na coluna Dores posturais

Home > Matérias > Dores posturais > Causas da dor na coluna

Dor na coluna

Cerca de 80% das pessoas sofrerá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida, de acordo com o Ministério da Saúde. O problema está entre as principais reclamações das consultas nos ambulatórios ortopédicos.

Mas, apesar de incômodas, essas dores tendem a ser benignas e apresentarem rápida melhora com repouso e medidas simples de analgesia. Quando não são solucionadas, podem indicar problemas mais sérios.

 

Confira a seguir algumas condições comuns que afetam a coluna:

 

Lombalgia e cervicalgia  

Lombalgia é um termo para dor na lombar, região mais baixa da coluna, e cervicalgia se refere a dor na cervical, região do pescoço. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre as condições musculoesqueléticas, a lombalgia é a principal causa de incapacidade no mundo. As dores lombares e cervicais não representam uma doença em si e correspondem aos tipos de dores mais comuns entre a população. Entre as principais causas estão má postura, sedentarismo, estresse e obesidade.

 

Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma condição que costuma gerar dores fortes na coluna, que muitas vezes irradiam para os membros. O problema surge quando os discos que compõem a coluna se desgastam e se rompem, fazendo com que seu núcleo gelatinoso, responsável por diminuir o atrito entre os ossos, seja comprimido. Envelhecimento, sedentarismo e obesidade estão entre os fatores de risco.

 

Espondilolistese

 corre quando uma das vértebras da coluna se desloca para frente em relação à outra. Assim, os nervos são comprimidos e geram sintomas parecidos com os da hérnia de disco. Essa condição ocorre mais frequentemente em crianças e adolescentes que participam de esportes que envolvem estresse repetitivo na região lombar, como ginástica, futebol e levantamento de peso.

 

Estenose espinhal

Desenvolve-se quando o canal espinhal se estreita, pinçando as raízes nervosas. Dores, dormência que pioram ao caminhar e fraqueza estão entre os principais sintomas. Algumas pessoas chegam a ficar imobilizadas de tanta dor e desconforto. Envelhecimento, predisposição genética, artrose das articulações, sequelas de fraturas e canais estreitos congênitos são alguns dos fatores de risco.

 

Osteoartrose

 A osteoartrose ou somente artrose é uma doença degenerativa, caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, principalmente, nos osteófitos, conhecidos como “bicos de papagaio”. Hereditariedade, envelhecimento, obesidade e defeitos das articulações estão entre os fatores de risco.

 

Opções de tratamentos

 

Geralmente, os sintomas agudos das dores na coluna podem ser aliviados com alguns dias de repouso, além da administração de medicações para dor e inflamação e exercícios de fisioterapia. Nos casos em que há uma patologia instalada, o tratamento pode incluir medicamentos específicos e uso de infiltrações (medicações para dor aplicada diretamento no local afetado) e fisioterapia. Nas situações em que a dor não melhora com os tratamentos descritos, a cirurgia pode ser recomendada.  

Dicas de prevenção

Boa parte dos casos de dores na coluna pode ser prevenida. Entre medidas de de prevenção estão manter a postura adequada durante as atividades do dia a dia, seguir as recomendações de ergonomia no trabalho e praticar atividades físicas regulares para o fortalecimento do abdômen e tronco.  Além disso, é fundamental manter o peso adequado, evitar o cigarro e buscar maneiras de gerenciar o estresse - a tensão emocional provoca o enrijecimento muscular que, por sua vez, gera dores na região das costas.  

Iniciativa Coluna Ativa


Com objetivo de auxiliar na redução e controle de complicações relacionadas a problemas de coluna, a iniciativa Coluna Ativa, da SulAmérica, traz diversas informações e orientações sobre doenças comuns da coluna, como a hérnia de disco, e cuidados para prevenir lesões, o que ajuda a evitar cirurgias e procedimentos desnecessários, além de contribuir para mais qualidade de vida de segurado. 

Para participar, consulte a área de abrangência e mais informações na aba Iniciativas e envie um e-mail para saudeativa@sulamerica.com.br registrando seu interesse. 


Voltar