Vitiligo: como surge e quais são os tratamentos Doenças Crônicas
Home > Matérias > Doenças Crônicas > Vitiligo: como surge e quais são os tratamentos
Manchas brancas, bem definidas e espalhadas pela pele são as principais características do vitiligo, uma doença dermatológica crônica que está relacionada à diminuição ou ausência de melanócitos, células responsáveis pela coloração da pele. Estima-se que a condição atinja entre 1% a 2% da população mundial.
Embora as causas ainda não sejam totalmente definidas, algumas teorias científicas tentam explicar a origem do vitiligo. As mais conhecidas associam o problema a algumas doenças autoimunes, principalmente as que são relacionadas à tireoide, fatores emocionais, como estresse e histórico familiar.
Por se espalhar e atingir áreas visíveis do corpo, o vitiligo é cercado de estigmas, o que impacta seriamente na saúde emocional de quem é acometido – podendo piorar a doença. Por esse motivo, além de realizar tratamento dermatológico, é muito importante buscar acompanhamento psicológico.
Sintomas
Além das manchas brancas, os pelos da região do corpo atingida também nascem brancos e há uma maior sensibilidade às queimaduras solares.
Tipos de vitiligo
Segmentar ou unilateral: Geralmente, se manifesta em apenas uma parte do corpo em pessoas mais jovens. Os cabelos também podem perder a coloração.
Não segmentar ou bilateral: É o tipo mais comum e atinge os dois lados do corpo. Exemplos: os dois pés, as duas mãos, os dois ombros.