Obesidade e depressão são uma via de mão dupla, aponta pesquisa Doenças Crônicas
Home > Matérias > Doenças Crônicas > Obesidade e depressão são uma via de mão dupla, aponta pesquisa
A obesidade é uma doença crônica, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. Só no Brasil, 18,9% das pessoas estão obesas, de acordo com dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde.
Já a depressão atinge cerca de 5,8% da população brasileira e é a maior causa de incapacitação no mundo, segundo a OMS. Embora ambas as doenças sejam completamente diferentes, existe uma associação bidirecional entre elas que tem chamado a atenção de cientistas ao longo dos anos.
De acordo com uma pesquisa que envolveu a revisão de 15 estudos com mais de 55 mil pessoas, realizada por pesquisadores do centro médico da Universidade de Leiden e da clínica psiquiátrica GGZ Rivierduinen, ambos na Holanda, e publicada recentemente no jornal científico Archives of General Psychiatry, pessoas obesas têm 55% mais chances de desenvolver depressão. Em contrapartida, quem tem depressão apresenta um risco 58% maior de desenvolver obesidade. Ou seja, ambas as doenças envolvem o indivíduo em um círculo vicioso. Mas, por que será que isso acontece?
.jpg)