O que você sabe sobre a surdez? Aprenda como prevenir os problemas auditivos Doenças Comuns
Home > Matérias > Doenças Comuns > O que você sabe sobre a surdez? Aprenda como prevenir os problemas auditivos
No Brasil, quase 10 milhões de pessoas têm algum grau de surdez, segundo dados do IBGE. Isso representa 5% da população brasileira. Ainda assim, muitos desconhecem as características e causas desse tipo de deficiência. No mês de novembro se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, que luta pela educação e conscientização dos problemas auditivos. A data é uma oportunidade para aprender mais sobre os tipos de surdez, como eles surgem e quais hábitos podem contribuir para evitar o surgimento de problemas de audição.
Para entender a surdez é preciso compreender brevemente como ouvimos. A orelha é dividida em três partes: externa, média e interna. O som chega à orelha externa (a que vemos) e faz vibrar o tímpano, que a separa da orelha média. A vibração no tímpano é conduzida pelos ossículos do ouvido na orelha média até o ouvido interno. Neste, a cóclea é estimulada e envia o som ao nervo auditivo, de onde ele parte em direção ao cérebro. É lá que esse som vai ser interpretado, ou seja, é o cérebro que reconhece se um som é uma melodia de piano, uma sirene ou um latido de cachorro.
Um problema em qualquer uma das etapas dessa estrutura, seja no cérebro, seja em uma das três partes da orelha, pode causar a perda auditiva. E essas perdas podem ser permanentes ou temporárias, com diferentes intensidades.
Alguns hábitos, como ouvir som muito alto e usar fones de ouvido frequentemente e em alto volume, podem causar perda auditiva. Isso porque a exposição a um som muito forte pode destruir as células ciliadas, localizadas na cóclea (orelha interna). Essas pequenas lesões no ouvido podem causar uma perda gradativa de audição que passa despercebida, mas pode levar à surdez a longo prazo.
Atitudes que ajudam a prevenir a surdez:
-
Evitar ouvir som muito alto
Reduzir a frequência do uso de fones de ouvido
Não introduzir objetos pontiagudos na orelha, para evitar lesões
Usar protetores de ouvido quando houver exposição a sons muito altos, como em shows
Em caso de exposição excessiva a ruídos no trabalho, usar equipamentos de proteção
As gestantes devem realizar o exame pré-natal para se proteger contra sífilis, rubéola e toxoplasmose, que podem provocar surdez nas crianças