Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Fascite plantar: entenda a inflamação que afeta o calcanhar Doenças Comuns

Home > Matérias > Doenças Comuns > Fascite plantar: entenda a inflamação que afeta o calcanhar

A fascite plantar é um problema ortopédico muito comum, principalmente, entre atletas. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Dundee, na Escócia, uma em cada dez pessoas sentirá dor no calcanhar ao longo da vida.

A condição corresponde a um processo inflamatório da fáscia plantar, tecido localizado na sola do pé, que liga o calcanhar aos dedos. A função da fáscia plantar é absorver as tensões e os esforços colocados no membro. Mas, às vezes, o excesso de pressão pode degenerar ou rasgar os tecidos.

Dessa forma, a resposta natural do corpo é a inflamação, que resulta em dor no calcanhar e rigidez da fascite plantar. Além disso, é comum sentir dor na sola do pé na parte da manhã ao dar os primeiros passos depois de sair da cama ou após um longo período de descanso.

Fascite Plantar 

Fatores de risco da fascite plantar

 

Veja a seguir alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da fascite plantar:

 

- Obesidade e sobrepeso

- Envelhecimento

- Arco da sola do pé muito alto

- Praticar atividades de impacto repetitivo (corrida, entre outros esportes)

- Artrite reumatoide

- Doenças como osteoartrite, espondilite anquilosante e síndrome de Reiter

 

Fascite plantar x esporão

 

Embora muitas pessoas com fascite plantar tenham esporão no calcanhar (um tipo de crescimento anormal do osso), isso raramente é a causa da dor. Segundo a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, apenas 5% das pessoas com esporão sentem dores no calcanhar.

 

Diagnóstico e tratamento

 

O diagnóstico da fascite plantar é essencialmente clínico e tem como base o relato do paciente e o exame físico. O tratamento envolve fisioterapia, exercícios de alongamento, uso de compressas de gelo, diminuição ou pausa nas atividades que podem piorar as dores e administração de medicamentos anti-inflamatórios.

Mais de 90% dos pacientes com fascite plantar melhoram da inflamação em até dez meses depois do início do tratamento.

Voltar