Doenças e Riscos Mais Comuns no Verão Doenças Comuns
Home > Matérias > Doenças Comuns > Doenças e Riscos Mais Comuns no Verão
Como evitar doenças oportunistas durante o período mais quente do ano.
Verão sempre foi sinônimo de férias. Família e amigos reunidos, atividades ao ar livre e aquela sensação boa de sair da rotina. Mas é importante lembrar que essa época do ano, apesar de muito alegre, requer alguns cuidados importantes com a saúde. Com as temperaturas mais altas e a umidade elevada, aumentam os riscos de propagação de vírus e bactérias. Isso porque, além das condições climáticas, estamos também de férias das nossas atividades físicas e de nossa alimentação caseira.
Esse conjunto de fatores pode aumentar a incidência de doenças como gastroenterite, intoxicação alimentar e desidratação. E, ao mesmo tempo que nos permitimos comer de forma mais desregrada, quiosques de praia e outros estabelecimentos têm mais dificuldade de garantir uma boa conservação e higienização dos alimentos.
Quando consumimos alimentos e água contaminadas, nosso organismo fica desregulado, apresentando sintomas como calor intenso, fadiga, boca seca, falta de apetite e náusea, além de queda de pressão, diarreia e vômitos. Além das viroses gastrointestinais e respiratórias, outras doenças se acentuam nessa época do ano. Fique atento:
Lembre-se de que o melhor cuidado é a prevenção. Durante o verão, além de evitar os riscos, atente-se também aos cuidados mais comuns da estação, como o consumo regular de água, cuidados com a alimentação, horários de exposição ao sol (evite entre 10 e 16 horas) e proteção solar. É importante reforçar que no caso de surgimento de sintomas, é fundamental procurar um médico que possa avaliar a real gravidade da situação e fornecer as recomendações adequadas caso a caso.
Para os beneficiários SulAmérica, a Orientação Médica Telefônica está à disposição para tirar dúvidas e passar orientações seguras sobre a sua saúde.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Pediatria
Sociedade Brasileira de Dermatologia