Câncer de boca: cigarro é o principal vilão Doenças Comuns
Home > Matérias > Doenças Comuns > Câncer de boca: cigarro é o principal vilão
O cigarro está relacionado a diversos tipos de cânceres e entre os mais frequentes se destaca o que afeta a cavidade oral, também conhecido como câncer de boca. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, esse tipo de tumor atinge quase 660 mil pessoas todos os anos e resulta em aproximadamente 330 mil mortes. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima o surgimento de quase 15 mil casos até o fim do ano.
O câncer de boca afeta lábios e as estruturas internas da cavidade oral, como bochechas, gengivas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. A doença é mais comum em homens fumantes com mais de 40 anos e pode ser curada se diagnosticada precocemente.
Fatores de risco do câncer de boca
O tabagismo – em seus diversos meios, como cigarro palha, cravo, Bali ou kreteks, fumo de rolo, tabaco mascado, cachimbos, charutos e narguilé - constitui o principal fator de risco do câncer de boca. Mas, outros fatores também podem desencadear a doença. São eles:
Consumo regular de bebidas alcoólicas (sete entre dez pessoas diagnosticadas com esse tipo de câncer fazem uso excessivo de álcool)
Exposição solar sem proteção
Excesso de peso e obesidade
Infecção pelo vírus HPV
Má nutrição
Sistema imunológico enfraquecido
· Síndromes genéticas como anemia de fanconi e Disqueratose Congênita
Exposição a substãncias químicas e de processos industriais, como óleo de corte, amianto, poeira de madeira e de cimento, entre muitos outros
De acordo com o INCA, profissonais da agricultura e criação de animais, indústria textil, construção civil, metalúrgica, oficina mecânica, mineração de carvão, cabelereiros, carpinteiros, pintores, mineiros, açougueiros, entre outros tipos de trabalhadores apresentam um risco aumentado para câncer de boca.
Saiba mais
Tudo o que você precisa saber sobre câncer
Câncer de cabeça e pescoço é um dos mais comuns entre os homens
Sintomas
Segundo a World Dental Federation, 70% dos casos de câncer de boca são precedidos por lesões bucais pré-malignas, que não cicatrizam por mais de 15 dias e que podem sangrar. Confira outros sintomas típicos:
Manchas/ placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas
Nódulos (caroços) no pescoço
Rouquidão persistente
Nos casos mais avançados é comum o indivíduo apresentar:
Dificuldade para mastigar e engolir
Dificuldade na fala
Sensação de que há algo preso na garganta
Dificuldade para movimentar a língua