Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



O Que é Prostatite? Saúde do Homem

Home > Matérias > Saúde do Homem > O Que é Prostatite?

Prostatite corresponde a um conjunto de infecções e doenças inflamatórias da próstata, que causam dores e impactam no funcionamento adequado do sistema urinário masculino. Representa um dos problemas urológicos mais comuns em homens adultos com menos de 50 anos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, existem quatro diferentes classificações para a prostatite: prostatite bacteriana aguda, prostatite bacteriana crônica, prostatite não bacteriana e síndrome da dor pélvica crônica.

As duas primeiras são causadas, principalmente, pela bactéria Escherichia coli e estão relacionadas a infecções urinárias. Já a prostatite não bacteriana e a síndrome da dor pélvica crônica ainda não têm causas totalmente conhecidas, mas acredita-se que possam estar ligadas a infecções por micro-organismos não identificados ou inflamações aos componentes da urina.

Prostatite Entendendo melhor a próstata

A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino, que possui o formato de uma noz e está localizada embaixo da bexiga e atrás do reto, envolvendo uma porção da uretra. Devido à sua localização, qualquer problema que a afete pode causar sintomas que envolvem o sistema urinário.

Sintomas da prostatite

Cada tipo de prostatite apresenta sintomas específicos, que variam de pessoa para pessoa, e que também são comuns em outras condições que afetam a próstata, como a hiperplasia benigna da próstata. Conheça os sintomas mais recorrentes, de acordo com cada tipo de inflamação:

Prostatite bacteriana aguda

Normalmente, nesse tipo de prostatite os sintomas surgem de repente e de forma intensa:

- Febre alta e repentina

- Calafrios

- Dores nas costas, nos músculos, nas articulações e no períneo

- Dor ao urinar

- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e durante a noite

- Urgência miccional (vontade de urinar difícil de segurar)

- Dificuldade em esvaziar completamente a bexiga

Prostatite bacteriana crônica

Este tipo de prostatite se desenvolve de forma lenta e os sintomas são similares aos da prostatite bacteriana aguda, porém menos intensos. A prostatite bacteriana crônica pode surgir após a realização de um tratamento prévio sem sucesso contra a prostatite bacteriana aguda.

Prostatite não bacteriana/ síndrome da dor pélvica crônica

Os principais sintomas dessas duas condições incluem dor ou desconforto com duração de três ou mais meses em uma ou mais das seguintes áreas:

- Períneo

- Parte baixa do ventre

- Pênis (na extremidade do orifício por onde sai à urina)

- Escroto

- Parte inferior das costas

- Além disso, o indivíduo pode apresentar dor e aumento da necessidade de urinar, dificuldade em esvaziar a bexiga e urgência miccional

Como diagnosticar

O diagnóstico da prostatite é feito com base na análise do histórico do paciente e em exames clínicos, que podem incluir toque retal, exames de imagem com ou sem biópsia e avaliações sanguíneas.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com o tipo de prostatite diagnosticado. As do tipo bacterianas são tratadas somente com antibióticos, que podem ser administrados por longos períodos de tempo (principalmente no caso da prostatite bacteriana crônica).

Já para as demais, no início, o urologista poderá prescrever antibióticos até que se possa descartar a infecção bacteriana. Depois, após avaliações, o profissional poderá indicar uma variedade de medicamentos para melhora dos sintomas e até mesmo opções alternativas, como banhos mornos, extratos vegetais, relaxantes musculares, entre outras.

Se a inflamação não for tratada adequadamente, algumas complicações podem surgir, como o abscesso prostático (quando se forma pus na próstata), infecção bacteriana na corrente sanguínea e disfunção sexual.

Iniciativa Orientação Médica Telefônica

Todos os segurados SulAmérica Saúde podem ter orientações em saúde, na hora que precisarem e sem saírem de casa. A iniciativa Orientação Médica Telefônica da SulAmérica permite que você fale com consultores de saúde especializados, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Basta um telefonema para receber orientações seguras e personalizadas, além de atendimento para situações de emergência. Saiba mais: http://sulamericasaudeativa.com.br/omt


Voltar