Não há pausa para o cuidado com sua saúde
A pandemia adiou muitos planos, inclusive aquela visita ao médico que acontecia pelo menos uma vez por ano. Nesse contexto, doenças avançam silenciosamente e o diagnóstico precoce – um grande aliado no tratamento de doenças como o câncer – perdeu a vez. Pensando no Outubro Rosa, reunimos alguns dados que evidenciam o impacto da pandemia na prevenção do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres, e aproveitamos para relembrar que o cuidado com a saúde não pode parar. Os números nos lembram da importância do rápido diagnóstico:
Queda de 23,4% na realização de exames preventivos, como mamografias e biópsias de colo uterino, durante a pandemia, de acordo com o Ministério da Saúde.
62% das mulheres esperam o fim da pandemia para retomar consultas médicas e exames de rotina para o câncer de mama, de acordo com a pesquisa da Pfizer.
73% das mulheres com 60 anos
ou mais esperam o fim da pandemia para retomar seus exames.
Quando começar a me preocupar?
Além disso, a pesquisa revelou que o câncer de mama é um assunto tratado com mais frequência nos consultórios somente a partir dos 40 anos. Ainda que a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) seja a realização anual de mamografia apenas para mulheres dessa faixa etária, não podemos esquecer que existem fatores de risco e que eles correspondem entre 5% a 10% dos casos.
Atenção, jovens!
No Brasil, a incidência do câncer de mama em mulheres jovens, com menos de 35 anos, é de 4% a 5%. No entanto, devido à falta de acompanhamento e rastreamento precoce da doença, muitas vezes os quadros são mais graves, já que o diagnóstico também é feito de maneira tardia.
Para reverter essa situação, algumas medidas podem ser adotadas:
Observe suas mamas com atenção.
Ao criar essa intimidade, você estará mais apta a reconhecer alterações suspeitas, como o aparecimento de nódulos;
Aborde o assunto nas consultas
médicas e aproveite o momento
para tirar dúvidas.
O exame clínico das mamas, associado à mamografia, não só reduz a mortalidade como também diminui os traumas físicos e proporciona maior sobrevida.
Por que manter visitas regulares ao médico(a)?
Devemos fazer visitas médicas regularmente para saber como estamos, e não apenas em grandes eventos, como a chegada da menopausa ou início da vida sexual, por exemplo. Médicos(as) podem auxiliar na prevenção do câncer de mama e do colo do útero, identificando e controlando desequilíbrios hormonais, definindo métodos contraceptivos e auxiliando em disfunções sexuais.
Não há pausa para o cuidado da sua saúde
O Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional do Câncer (INCA), reforça que as mamografias não foram suspensas durante a pandemia e que devem continuar sendo realizadas. Diagnósticos tardios impactam diretamente as chances de sobrevivência, além de significar tratamentos mais invasivos. Para proteção da COVID, estão sendo adotadas medidas protetivas como distanciamento físico e uso de máscaras.
Conte com a SulAmérica para o cuidado integral da sua saúde. Temos uma equipe formada por profissionais diversos da saúde – médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos –, todos com o mesmo propósito: ajudar você, sua saúde e seus hábitos de vida, contribuindo com o comprometimento nos tratamentos e consequentemente com o seu bem-estar.