Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Se Sair de Casa, Use Máscara Epidemias

Home > Matérias > Epidemias > Se Sair de Casa, Use Máscara

No início da pandemia do novo coronavírus, o uso de máscaras de proteção por quem não apresentava os sintomas da doença gerou muitas dúvidas. No entanto, com o avanço da COVID-19, ficou comprovado que muitas pessoas assintomáticas também transmitem a doença e, por isso, alguns países passaram a incentivar a população em geral a adotar esse item de proteção como forma de evitar a disseminação do vírus. 

No Brasil, as máscaras caseiras são a melhor opção para o uso da população em geral. As máscaras cirúrgicas, em escassez no mercado, devem ser direcionadas para uso preferencial dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia.

Para quem precisa se proteger ao realizar tarefas essenciais fora de casa, como ir à farmácia e ao supermercado ou usar transporte público, o Ministério da Saúde recomenda a utilização das máscaras caseiras feitas de tecido. Mas é importante tomar alguns cuidados: a máscara deve ser confeccionada com dupla ou tripla camada de tecido e o modelo deve ser capaz de proteger bem o nariz e a boca.

COMO FAZER MÁSCARA CASEIRA

O Ministério da Saúde recomenda confeccionar a máscara caseira com duas camadas de tecido, no mínimo, mas o ideal são três camadas: a externa de tecido impermeável, a intermediária de tecido respirável (como TNT ou papel-toalha) e a terceira, que fica em contato com a pele, de algodão. Você pode confeccionar com materiais que já tem em casa e que se aproximam dos recomendados, como camisetas de algodão e fronhas de tecido antimicrobiano.

Priorize tecidos mais grossos e que não irritam a pele. Tecidos de trama muito aberta, como a lã, não são recomendados, por não terem grande capacidade de filtragem. Já tecidos que não levam muito algodão na confecção, como jeans e poliéster, não são interessantes, pois não permitem boa respiração.

A Anvisa indica alguns tipos de tecido: 

  • 100% algodão;

  • mistura de algodão com elastano em menor quantidade;

  • tricoline;

  • tecido não tecido (TNT) sintético. 

Atenção: máscaras feitas com TNT não devem ser reutilizáveis, mas descartadas após o uso.


PASSO A PASSO

Existem diferentes sugestões de moldes e recortes dos tecidos para a fabricação da máscara caseira. É importante que ela fique confortável e bem ajustada ao rosto, principalmente nas laterais e na parte superior. Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina sugere as seguintes etapas na confecção:

Antes de começar a produzir sua máscara, higienize as superfícies com álcool 70% e lave bem as mãos. Lave a máscara depois de pronta com água e sabão, deixe secar ao ar livre e passe com o ferro quente. Guarde a máscara limpa em um saco plástico, individualmente.


COMO USAR ADEQUADAMENTE

COMO HIGIENIZAR A MÁSCARA

A máscara de tecido deve ser lavada separadamente de outras peças de roupa, na mão ou na máquina de lavar. Se usar a máquina, a recomendação é fazer o ciclo completo de lavagem em alta temperatura, se houver essa função. Caso prefira lavar na mão, siga algumas etapas:

Importante: Confira a qualidade da máscara após a lavagem. A Anvisa recomenda evitar o uso após mais de 30 lavagens. Caso perceba algum defeito no tecido ou nos elásticos, descarte-a. Lembre-se de que máscaras de TNT não são reutilizáveis, apenas as de algodão ou outros tecidos.


PROTEÇÃO PARCIAL

A máscara de tecido funciona como uma barreira física para evitar que as pessoas assintomáticas propaguem o vírus a partir das gotículas de saliva contaminadas (ao falar) ou da secreção do nariz (ao espirrar). Porém, como não há um sistema eficaz de filtragem, a máscara não evita totalmente o contágio. Mas, neste momento, toda forma de proteção é bem-vinda.

 Além de todas essas recomendações, o uso da máscara deve ser combinado a outras medidas contra o coronavírus, como evitar tocar olhos, nariz e boca, fazer a higienização correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel, e manter o isolamento social. Em locais públicos, a Anvisa orienta o distanciamento de, no mínimo, 1 metro entre as pessoas, mesmo com o uso de máscara.


Em caso de sintomas, entre em contato com nossos serviços no app SulAmérica Saúde, no botão Atendimento Coronavírus.



Artigos relacionados

COVID-19: Fato ou Fake?

Manual de limpeza e higiene contra o coronavírus

Coronavírus: perguntas e respostas

Voltar