Se Sair de Casa, Use Máscara Epidemias
Home > Matérias > Epidemias > Se Sair de Casa, Use Máscara
No início da pandemia do novo coronavírus, o uso de máscaras de proteção por quem não apresentava os sintomas da doença gerou muitas dúvidas. No entanto, com o avanço da COVID-19, ficou comprovado que muitas pessoas assintomáticas também transmitem a doença e, por isso, alguns países passaram a incentivar a população em geral a adotar esse item de proteção como forma de evitar a disseminação do vírus.
No Brasil, as máscaras caseiras são a melhor opção para o uso da população em geral. As máscaras cirúrgicas, em escassez no mercado, devem ser direcionadas para uso preferencial dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia.
Para quem precisa se proteger ao realizar tarefas essenciais fora de casa, como ir à farmácia e ao supermercado ou usar transporte público, o Ministério da Saúde recomenda a utilização das máscaras caseiras feitas de tecido. Mas é importante tomar alguns cuidados: a máscara deve ser confeccionada com dupla ou tripla camada de tecido e o modelo deve ser capaz de proteger bem o nariz e a boca.
COMO FAZER MÁSCARA CASEIRA
O Ministério da Saúde recomenda confeccionar a máscara caseira com duas camadas de tecido, no mínimo, mas o ideal são três camadas: a externa de tecido impermeável, a intermediária de tecido respirável (como TNT ou papel-toalha) e a terceira, que fica em contato com a pele, de algodão. Você pode confeccionar com materiais que já tem em casa e que se aproximam dos recomendados, como camisetas de algodão e fronhas de tecido antimicrobiano.
Priorize tecidos mais grossos e que não irritam a pele. Tecidos de trama muito aberta, como a lã, não são recomendados, por não terem grande capacidade de filtragem. Já tecidos que não levam muito algodão na confecção, como jeans e poliéster, não são interessantes, pois não permitem boa respiração.
A Anvisa indica alguns tipos de tecido:
100% algodão;
mistura de algodão com elastano em menor quantidade;
tricoline;
tecido não tecido (TNT) sintético.