Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Síndrome Text Neck: postura errada pode prejudicar a coluna Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > Síndrome Text Neck: postura errada pode prejudicar a coluna

Síndrome Text Neck

Hoje em dia é quase impossível encontrar alguém que não use smartphone ou tablet. Esses aparelhos estão tão presentes em nossas rotinas e há quem diga que não vive sem eles. E aí que está o problema. O uso excessivo de dispositivos móveis tem gerado uma condição chamada Síndrome Text Neck.

Esse termo é relativamente novo na literatura médica e está relacionado a dores crônicas na região do pescoço e cabeça, que são provocadas pela inclinação prolongada do pescoço durante o uso de celulares, tablets e notebooks.

Segundo uma pesquisa norte-americana publicada na revista Surgical Technology International, a cabeça de um adulto, que normalmente pesa de 4,5 a 5,5 quilos, ao ser inclinada, passa a ficar mais pesada, sobrecarregando os músculos da coluna cervical.

Os pesquisadores apontaram que quanto mais inclinamos a cabeça, maior é seu peso: se curvarmos o pescoço em um ângulo de 30º graus, por exemplo, o peso da cabeça passa a equivaler a 18 kg; em 45º, a 22 kg; e em 60º, a 27 kg. Em longo prazo, essa sobrecarga na cervical pode levar ao desgaste das estruturas da coluna, gerando as tão incômodas dores.

Sintomas da Síndrome Text Neck

 

- Dores recorrentes no pescoço

- Dores de cabeça

- Dor no ombro 

Como prevenir

 

Embora médicos do mundo inteiro relatem casos de dores na coluna relacionados ao uso de equipamentos eletrônicos, é de senso comum entre a comunidade médica que a Síndrome Text Neck é uma condição nova e, portanto, ainda requer estudos mais detalhados sobre os mecanismos de lesões e impactos à coluna em longo prazo.

 

No entanto, a orientação geral dos especialistas é ficar atento às recomendações de ergonomia no trabalho e às posturas saudáveis no dia a dia durante o uso desses aparelhos digitais. Veja a seguir algumas dicas:

 

- Ao usar o celular ou tablet, procure inclinar o pescoço o mínimo possível. Tente levá-los à altura dos olhos.

- Se você usa notebook em casa ou no trabalho, procure apoiá-lo em um suporte de modo que fique à altura dos olhos e a coluna e o pescoço fiquem alinhados.

- Faça pausas de uso desses aparelhos ao longo do dia



Voltar