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Resoluções para 2020 com Saúde para Dar e Vender Bem Estar

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Novas atitudes para uma vida melhor e mais saudável


Ano novo, vida nova, e as promessas por escolhas e atitudes mais saudáveis se repetem. Seja pulando as sete ondas, seja anotando em caderninhos, cada um tem a sua forma de se planejar. Mas tão importante quanto traçar essas metas é entender como vamos colocá-las em prática, lembrando que para ter saúde não basta apenas não estar doente, é preciso também manter corpo e mente em perfeito equilíbrio e harmonia. Para ajudar você nessa missão, aqui estão cinco atitudes que podem ser adotadas neste início de ano e que vão colaborar para o seu bem-estar físico e mental não só em 2020, mas ao longo da vida.

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Os conceitos de alimentação saudável mudaram muito; além disso, a cada fase da vida nosso corpo muda e precisa de novos nutrientes. Então nada como procurar um bom nutricionista para ajudá-lo a repensar sua rotina alimentar conforme seus objetivos e necessidades. De acordo com o novo plano alimentar da Universidade de Medicina de Harvard (Estados Unidos), por exemplo, um prato saudável deve ter as cores do arco-íris. Estudos recentes realizados pelo departamento de saúde da universidade relataram que os fitonutrientes dos alimentos vegetais protegem os seres humanos de doenças crônicas e têm efeitos potentes contra o câncer e as doenças cardíacas. Algumas dicas gerais apontadas pelos especialistas:

  • Ao fazer compras, olhe para o seu carrinho e veja se ele está bem colorido.

  • Quando possível, opte por alimentos orgânicos.

  • Não coma porções muito grandes. Opte por várias porções menores ao longo do dia.

  • Dê preferência para os alimentos da estação (sazonais).

  • E, por fim, evite ao máximo os alimentos industrializados ou processados.

 
É muito importante ressaltar que a dieta prescrita para uma pessoa não é, necessariamente, adequada para você, por isso a importância de procurar um especialista que fará um plano individualizado de acordo com as suas necessidades.



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Não é segredo para ninguém que exercício físico é fundamental em qualquer etapa da vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% da população mundial não pratica atividade física o suficiente, e isso pode levar a sérios problemas de saúde, como obesidade, excesso de peso, desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Você não quer fazer parte dessa estatística, certo? Então que tal pensar em uma atividade física que te agrade, dessa forma a chance de você desistir em pouco tempo é menor. A recomendação da OMS é de um mínimo de 150 minutos semanais de atividade física aeróbica, de intensidade moderada, ou 75 minutos de exercício vigoroso. Mas isso vai depender, claro, das suas condições físicas atuais.

 Mais uma vez é importante lembrar que você deve consultar um médico antes de iniciar suas atividades físicas. Ele saberá dizer, através de exames clínicos e de laboratório, se você tem algum tipo de restrição, que pode ser cardíaca, pulmonar etc. Escolhendo a atividade de que gosta e que é apropriada para você, com certeza as chances de obter benefícios a longo prazo serão bem maiores.



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Muito tem se falado hoje em dia sobre a solidão e suas consequências para a saúde e o bem-estar. Pesquisas no mundo todo estão atrás de dados sobre os malefícios do uso excessivo do celular e outros dispositivos que nos afastam do convívio real com nossos amigos e familiares. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Brigham Young (Estados Unidos), o vício em dispositivos móveis – já apelidado de Nomofobia – desencadeia um processo de isolamento que interfere e afeta as relações sociais e afetivas. 

Uma dica valiosa é checar se o seu aparelho celular traz um medidor de tempo de uso de redes sociais ou outros aplicativos. Trace uma meta de diminuição desse tempo por dia ou semana e monitore. Use esse tempo economizado para telefonar para um amigo ou visitar um familiar. Ou mesmo para fazer um passeio ao ar livre, onde você pode encontrar ou conhecer pessoas novas.




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Trabalhar e se relacionar são importantes, e os momentos de ócio também, mas a vida precisa de equilíbrio. É comprovado que se dedicar a um hobby e ter um momento de prazer só seu faz um enorme bem para a saúde. Psicólogos explicam que quando uma pessoa faz uma atividade de que gosta os índices de endorfina aumentam e ela se sente mais disposta e feliz. Mesmo que esse hobby cause cansaço, como uma corrida, por exemplo, no final você se sente revigorado e orgulhoso de si mesmo. Essa série de sentimentos bons faz bem para você, seu desempenho profissional e seus relacionamentos. Convencido? Então veja algumas dicas para escolher o seu hobby:

 

  • Tente se lembrar das atividades que lhe deram mais prazer nos últimos meses. Será que alguma delas pode se tornar um hobby? Exemplos: cozinhar, fotografar lugares interessantes, andar de patins.

 

  • Inscreva-se em cursos online ou presenciais variados. Muitos deles são gratuitos e você pode aproveitar para ver se algum tema desperta em você um interesse especial. Exemplo: aulas de botânica, de marcenaria, de bordado.

 
Caso você tenha dificuldade para encontrar do que gosta, procure a ajuda de um psicólogo. Ele terá as técnicas apropriadas para ajudá-lo a encontrar seus interesses. E, por fim, lembre-se de que o seu hobby deve fazer parte da sua agenda assim como todas as suas atividades.



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A meditação tem ganhado cada vez mais espaço quando falamos em bem-estar físico e mental. Muita gente ainda considera um tempo perdido ou alega não conseguir ficar parado, com atenção plena, por muito tempo. Mas saiba que isso é uma questão de treino. Quanto mais você praticar, mais facilidade terá em se desligar do mundo exterior e focar exclusivamente em você. Hoje, existem muitas escolas especializadas em ensinar meditação e também estúdios onde você pode praticar meditação em grupo. Caso prefira, também existem inúmeros aplicativos de celular com meditações guiadas que funcionam de forma excepcional.

Entre os benefícios de meditar estão a redução do estresse, o controle da ansiedade, a melhora da qualidade do sono e a diminuição da pressão sanguínea. A melhor parte: você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar. Ou seja, leve essa prática com você para onde for e o seu corpo e a sua mente vão colher os benefícios.

Além dessas cinco tarefas para começar o ano, adote sempre uma atitude positiva em relação à vida. Pessoas otimistas, aquelas que procuram ver o copo sempre meio cheio, são mais longevas, têm menos doenças e são mais felizes.

 

 

Fontes: Ministério da Saúde, ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), Harvard Health Publishing (Harvard Medical School).



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