Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



O Que Acontece Se Você Parar de Fumar Agora? Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > O Que Acontece Se Você Parar de Fumar Agora?


Se você é fumante, com certeza, já ouviu muito falar sobre como o cigarro faz mal à saúde e sobre a importância de parar o quanto antes.

Houve uma redução de 36% na proporção de fumantes no Brasil, entre 2006 e 17, mas um em cada dez brasileiros ainda fuma: são mais de 20 milhões de fumantes, cerca de sete vezes toda a população do Uruguai.

Nós sabemos o quanto é difícil superar o vício. É uma  mudança de hábito que exige muito da pessoa, tanto física como mentalmente.

Então, para estimular a mudança saudável e para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, neste 29 agosto, não falaremos apenas dos males do tabagismo: vamos mostrar as mudanças positivas que acontecem no corpo de quem para de fumar.

É natural que os primeiros dias depois de parar sejam difíceis, mas as dificuldades se tornam menores com o passar do tempo e as mudanças positivas se tornam mais visíveis.

SE VOCÊ PARAR DE FUMAR NESSE MOMENTO:


SA_PARAR-DE-FUMAR_1

COMO FUNCIONA A ABSTINÊNCIA?

 

A saída da nicotina pode causar síndrome de abstinência. Isso porque ela é uma droga que atua no sistema nervoso central acarretando mudanças no estado emocional e comportamental do fumante e causa dependência. Então, é natural que ao parar de fumar algumas pessoas (não todas) apresentem alguns sintomas incômodos como dor de cabeça, irritabilidade, tontura, agressividade, alteração no sono, dificuldade de concentração e outros. Essa fasecostuma durar, em média, entre uma e duas semanas e o sintoma mais intenso é a enorme vontade de fumar. 

Essa vontade aguda pode durar até cinco minutos seguidos, mas com o passar do tempo tende a diminuir.²/³



    1 (2)2 (2)3 (2)


N
esses momentos de abstinência, seguir algumas dicas pode ajudar:

  • Ao sentir vontade de fumar, algumas atitudes podem ajudar: chupar gelo, escovar os dentes com grande frequência, beber água gelada ou comer uma fruta.

  • Manter as mãos ocupadas também ajuda, use um elástico ou pedaço de papel, rabisque algo ou mexa em pequenos objetos.

  • Além disso, tente se distrair conversando com alguém, movimentando-se ou fazendo algo diferente do programado. Lembre-se, a vontade vai passar.

  • Alguns exercícios de relaxamento também são uma boa forma de lidar com essa fase. Você pode respirar profundamente - respire fundo pelo nariz e conte até seis, depois deixe o ar sair lentamente pela boca. Repita algumas vezes. ²





Fontes: Medical News Today¹ Ministério da Saúde² Instituto Nacional de Câncer³
Artigos relacionados: Câncer de boca: Cigarro é o principal vilão Dia Mundial Sem Tabaco




Voltar