Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
Iniciativa disponível para algumas localidades
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Tire suas dúvidas sobre acupuntura Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > Tire suas dúvidas sobre acupuntura



A acupuntura é uma técnica terapêutica milenar da Medicina Tradicional Chinesa reconhecida pela ciência, principalmente, por seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos no tratamento de dores na coluna e condições como osteoartrite e enxaqueca. No Brasil, a técnica foi introduzida há mais de 50 anos e hoje complementa o rol de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira a seguir algumas perguntas e respostas sobre o assunto:

No que consiste a técnica?

A acupuntura é uma técnica que estimula de forma precisa pontos específicos do corpo por meio da inserção de finas agulhas sobre a pele.

O que a ciência sabe sobre a acupuntura?

Existem amplos estudos científicos que reconhecem e atestam os efeitos terapêuticos da acupuntura, principalmente, no tratamento de dores nas costas, pescoço e joelho, osteoartrite e enxaqueca. Também há citações de que a acupuntura estimula as defesas do organismo.

A técnica é reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde aos seus estados-membros. Nos Estados Unidos, os órgãos governamentais de saúde referendaram a indicação da acupuntura, de forma isolada ou como coadjuvante, no tratamento de diversas condições e agravos de saúde, como efeitos colaterais pós-quimioterapia e dependências químicas.

Como a acupuntura age?

Ainda não se conhece exatamente o mecanismo de ação da acupuntura. O que se sabe é que a estimulação de pontos estratégicos do corpo provoca a liberação de neurotransmissores e outras substâncias que produzem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, restaurando funções orgânicas que estão alteradas. Além disso, a técnica tem efeitos similares aos da serotonina, um neuromediador conhecido por gerar sensação de bem-estar.

Como é uma sessão de acupuntura?

Os pontos para a aplicação das agulhas são selecionados de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool a 75º, são aplicadas finas agulhas descartáveis, de forma indolor, nos locais selecionados. As agulhas permanecem na pele por cerca de 15 minutos e depois são retiradas. Em alguns casos, algumas delas são deixadas na pele e cobertas com um esparadrapo no período entre uma sessão e outra para que o ponto selecionado seja estimulado.

A acupuntura dói?

Não. Mas se a aplicação acertar um nervo superficial ou um ponto mais sensível da pele pode causar dor. Nesse caso, é importante informar ao acupunturista para que ele corrija a inserção da agulha.

Que profissional pode realizar a técnica?

Atualmente, a profissão pode ser exercida por portadores de diploma de nível médio em Acupuntura, reconhecido por uma Secretaria Estadual de Educação, médicos e outros profissionais da saúde com pós-graduação em acupuntura.

Para cobertura de rede SulAmérica para Acupuntura, consulte a Central de Atendimento pelo 0800-970-0500 ou Atendimento Online


Voltar