Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
Iniciativa disponível para algumas localidades
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Cuidados essenciais com os olhos no verão Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > Cuidados essenciais com os olhos no verão

Cuidados essenciais com os olhos no verão


  Desde o amanhecer até a hora de dormir, a visão é o sentido que mais utilizamos. Mas, muitas vezes, deixamos de lado alguns cuidados essenciais, principalmente, no verão, época em que nos expomos mais ao ar livre e ao sol.

 

  Assim como é prejudicial à pele, a radiação, presente nos raios solares, também pode afetar estruturas oculares importantes e levar ao desenvolvimento de condições como pterígio, ceratite, degeneração macular e até catarata. Portanto, é fundamental proteger os olhos.   

 

Além da luz solar, existem outros fatores que podem afetar a saúde dos

olhos no verão, como o cloro de piscina, o mau uso das lentes de contato e dos protetores solares. A seguir, veja quais cuidados importantes você deve tomar para manter a saúde dos olhos:

 

Proteção UVA/UVB

 

Os raios ultravioletas, emitidos pelo sol, são prejudiciais aos olhos. Portanto, ao se expor ao sol, não se esqueça de usar óculos escuros com proteção UVA/UVB certificada na etiqueta do produto adquirido em estabelecimentos de confiança.

 

Você pode reforçar a proteção aos olhos com o uso de viseiras, bonés e chapéus, principalmente no horário de maior incidência dos raios UVA/UVB, entre 10h e 16h.  

 

Cuidados na piscina

 

A água da piscina contém cloro e outras substâncias de tratamento que podem causar irritação química nos olhos. Procure utilizar óculos de natação, ainda mais se pretende abrir os olhos embaixo d’água. Além disso, evite nadar com lentes de contato, pois os micro-organismos presentes na água podem contaminar as lentes e provocar infecções.

 

Lentes de contato

 

Com o aumento das temperaturas, o ar se torna mais seco, o que pode ressacar os olhos, principalmente de quem usa lentes de contato e das pessoas que possuem algum tipo de alergia. Nesses casos, é importante manter os olhos lubrificados com colírios específicos, que podem ser receitados por um oftalmologista.

 

Não coce os olhos

 

Muitas vezes, quando estamos na praia ou na piscina, sentimos vontade de coçar os olhos em razão do vento, suor ou dos agentes irritantes presentes na água. Evite fazer isso, pois ao esfregar os olhos, você poderá piorar as irritações e provocar lesões nas estruturas internas desses órgãos.

 

Uso correto do protetor solar

 

Outro problema comum do verão é o uso incorreto do protetor solar na região das pálpebras, levando a penetração do produto nos olhos e provocando alergias e inflamações. A recomendação é passar o protetor apenas na pálpebra inferior, evitando a pálpebra superior.

Voltar