Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Como evitar acidentes que podem provocar queimaduras Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > Como evitar acidentes que podem provocar queimaduras


sulamerica_2020_saude_artigo_queimaduras_header

Para não abandonar a tradição e seguir no isolamento social recomendado em tempos de pandemia: a festa junina, neste ano, aconteceu dentro de casa para muita gente – e as comemorações seguirão ocorrendo no mês de julho. A quadrilha teve que ser adiada, mas os quitutes típicos e elementos como a fogueira e os fogos de artifício continuam presentes na festividade.

E justamente por conta dos elementos festivos que envolvem fogo, essa época do ano segue registrando um aumento no número de vítimas por queimaduras: cerca de 40% delas são crianças, de acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras. Boa parte das ocorrências acontecem dentro de casa, mas podem ser evitadas sem que você precise cancelar o arraiá. Saiba como:




sulamerica_2020_saude_artigo_queimaduras_01

As comidas típicas costumam ser preparadas para várias pessoas, em panelas grandes, o que aumenta o risco de queimaduras graves. Redobre o cuidado no manuseio desses utensílios e mantenha as crianças longe do fogão. Siga essas e outras recomendações de segurança do Ministério da Saúde durante o preparo dos comes e bebes.

  • Mantenha as crianças distantes do fogão e, se possível, fora da cozinha.

  • Deixe o cabo das panelas virado para dentro do fogão.

  • Use um pano de prato ou luvas para pegar nas panelas quentes.

  • Tenha cuidado especialmente com as preparações líquidas ferventes, como caldos, quentão e vinho quente.



sulamerica_2020_saude_artigo_queimaduras_02


Tradicionais nas festas juninas, os fogos de artifício, como rojão e outros artefatos explosivos, são perigosos. Qualquer vacilo ou uso incorreto pode provocar acidentes gravíssimos, com queimaduras e até amputações. O ideal é escolher um outro tipo de diversão, mas se alguém insistir na ideia, oriente para seguir as instruções da embalagem. Alerte para não soltar os fogos de artifício em direção ou perto de outras pessoas e jamais colocar fogo em rojões que tenham falhado antes. Por precaução, mantenha um balde d’água por perto para o caso de uma faísca perdida iniciar um incêndio.





sulamerica_2020_saude_artigo_queimaduras_03

Acender fogueira em espaços pequenos ou sem ventilação não é uma boa ideia, especialmente neste período de COVID-19. Além do risco aumentado de queimaduras com fogo, a fumaça pode prejudicar os pulmões, órgãos mais afetados pela infecção respiratória provocada pelo coronavírus. É uma ameaça ainda maior para quem tem rinite alérgica ou asma e está assintomático – a crise de falta de ar desencadeada pela fumaça pode evoluir rapidamente para insuficiência respiratória. Melhor não arriscar. Deixe para acender a fogueira em 2021.




sulamerica_2020_saude_artigo_queimaduras_04

O produto é importante para higienizar as mãos e superfícies, quando não é possível lavá-las com água e sabão, mas lembre-se: é altamente inflamável. A Sociedade Brasileira de Queimaduras lançou algumas recomendações para evitar acidentes relacionados ao álcool em gel.

  • Priorize lavar as mãos com água e sabão, e limpar as superfícies com água sanitária diluída em água.

  • Se usar álcool em gel, não manuseie nada perto do fogo, mesmo depois que evaporar das mãos.

  • Não deixe o frasco de álcool na cozinha, perto do fogão, ou próximo à fogueira.

  • Mantenha o álcool fora do alcance de crianças.

 



sulamerica_2020_saude_artigo_queimaduras_05


Mesmo com todos os cuidados, acidentes podem acontecer. Trate imediatamente da queimadura para evitar que a pele fique marcada. O primeiro passo é resfriar a área afetada com água fria. Cubra com um pano limpo e procure ajuda médica em seguida. Não passe nenhum produto como creme, pasta de dente ou misturas para aliviar a queimadura – podem prejudicar ainda mais o quadro.

Se mesmo com essas dicas você tiver outras dúvidas, consulte um de nossos especialistas através do Saúde na Tela.

 

Fontes: Sociedade Brasileira de Queimaduras e Ministério da Saúde.

Artigos relacionados:

Cuidados com o corpo em meio à pandemia

Como o coronavírus age no organismo

Acidentes domésticos: previna-se!

 



Voltar