Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
Iniciativa disponível para algumas localidades
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Internet pode beneficiar a memória de idosos Saúde do Idoso

Home > Matérias > Saúde do Idoso > Internet pode beneficiar a memória de idosos

Internet pode beneficiar a memória de idosos

Estudo comprova que essa tecnologia estimula as capacidades cognitivas, contribuindo para um envelhecimento ativo e com qualidade

IdosoÀ medida que envelhecemos, algumas de nossas habilidades funcionais naturalmente diminuem. No entanto, existem medidas que podem contribuir para minimizar os impactos do envelhecimento ao organismo. Uma delas é o uso da internet.

De acordo com um estudo da Universidade de Passo Fundo (RS), realizado com idosos, navegar na web propicia ganhos às capacidades cognitivas, melhorando a memória e a concentração.

A pesquisa analisou 41 idosas da cidade de Passo Fundo, com idade entre 62 a 76 anos. As participantes foram divididas em dois grupos. O primeiro realizou atividades de interação em redes sociais, enquanto o segundo grupo não realizou nenhum tipo de interação online.

As idosas foram avaliadas neuropsicologicamente antes e após a intervenção, durante um período de cinco meses. E os resultados foram surpreendentes: o grupo que realizou as interações obteve uma melhora significativa nas funções cognitivas de atenção e memória. Já o grupo que permaneceu off-line teve uma piora nessas mesmas capacidades.

Os autores do estudo acreditam que o uso das tecnologias de informação e comunicação além de beneficiarem as capacidades cognitivas, também produzem melhorias gradativas para o idoso nas áreas sociais e psicológicas, beneficiando a qualidade de vida como um todo.

 

4 dicas para dar início à vida digital

 

1 – Perca o medo

Muitos idosos evitam mexer no computador por medo de quebrá-lo. Mas não se preocupe. Essas máquinas são resistentes.

2 – Faça um roteiro

Anote em um caderno as orientações básicas de como usar o computador, incluindo senhas.

3 - Peça ajuda

No início, peça ajuda a amigos e familiares. Mas é importante que a pessoa seja paciente.

4 – Tenha calma

Não queira aprender tudo de uma vez. Vá mexendo no computador aos poucos, e a prática virá!

 

Programa Idoso Bem Cuidado

Com o objetivo de promover o envelhecimento saudável, a SulAmérica disponibiliza a iniciativa Idoso Bem Cuidado aos segurados acima de 65 anos, que desenvolve ações que visam conscientizar sobre os cuidados necessários com a saúde, alimentação, atividade física, prevenção de doenças e acidentes domésticos.

Além disso, o programa fornece apoio de uma equipe médica altamente capacitada para atendimentos personalizados e acompanhamento do estado de saúde do segurado.

Voltar