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Queda, o vilão dos idosos Saúde do Idoso

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Queda, o vilão dos idosos

Todo indivíduo está sujeito a quedas. Porém, os impactos causados por estes eventos em cada pessoa estão diretamente relacionado a idade. Os idosos são mais suscetíveis a sofrerem lesões em quedas. Segundo dados do Caderno de atenção básica nº 19 do Ministério da Saúde – Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa , 2006 , cerca de 30% dos idosos caem a cada ano, e esta taxa aumenta para 40% entre os idosos com mais de 80 anos e 50% quando permanecem em instituições de longa permanência.

Frequentemente as quedas são acompanhadas por fraturas que dependendo da extensão e localização o tornam dependentes prejudicando a sua autonomia e qualidade de vida.
É importante notar, porém, que grande parte dessas quedas acidentais ocorrem dentro de casa, durante atividades do cotidiano como caminhar, ir ao banheiro ou subir e descer escadas. Por isso, pequenos cuidados podem reduzir as probabilidades de ocorrência de uma queda. 

Veja algumas orientações da SulAmérica Saúde para garantir a sua segurança!

1. Evite o uso de tapetes, porém se eles forem realmente necessários, dê preferência aos tapetes antiderrapantes. 
2. Após lavar o quintal ou a cozinha com água corrente, sinalize que o piso está molhado.
3. Opte por utilizar sapatos com solado de borracha e fechados. Evite solados lisos.
4. Tenha sempre corrimão nas escadas e utilize-os ao subir ou descer.
5. Evite deixar objetos ou móveis espalhados pela casa, principalmente próximos as escadas.
6. Manter uma iluminação adequada em casa é essencial para um trajeto tranquilo. A noite, ao dormir, deixe acesa a luz do corredor para auxiliar a visão.
7. Tente adequar espaços como banheiro, escadas e box com apoios .
8. Evite o uso de chaves no quarto ou no banheiro.
9. Não encere a casa e mantenha os tapetes bem fixos, evitando que escorreguem.
10. Mantenha o habito de fazer uma atividade física com regularidade, respeitando seus limites. Este é um importante aliado de prevenção a quedas já que o exercício melhora a força muscular e o equilíbrio, contribuindo com que o idoso sinta-se mais seguro para a realização das atividades de vida diária.
11. Não suba em cadeira ou escadas para pegar objetos em cima do armário, solicite a ajuda de alguém nestas ocasiões.
12. Sinalize os degraus das escadas com adesivos contrastantes. 

Outras dicas

  • Consulte seu geriatra regularmente;
  • Faça exames oftalmológicos anualmente;
  • Mantenha uma dieta saudável com ingestão de cálcio e vitamina D;
  • Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Tome banho de sol regularmente;
  • Informe-se com seu médico sobre efeitos colaterais dos remédios que você está tomando;
  • Certifique-se que todos os medicamentos estejam claramente rotulados e guarde-os em local adequado;
  • Tome os medicamentos nos horários corretos e da forma que foi receitado pelo seu médico;
  • Participe de programas de atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, equilíbrio, coordenação e força muscular;
  • Discuta com seu médico a respeito do tipo de atividade física que você pode realizar;
  • Leve uma vida saudável e seja feliz.

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