Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



8 dicas de organização para mães Saúde da Mulher

Home > Matérias > Saúde da Mulher > 8 dicas de organização para mães

A falta de tempo é um dos maiores obstáculos enfrentados pela maioria das mães, que muitas vezes precisam desempenhar inúmeros papéis de uma vez só: cuidar dos filhos, da casa, do marido e ainda da carreira. Mas, a boa notícia é que é possível administrar todas as suas tarefas de forma eficiente sem que a sua rotina vire um fardo.

A seguir elencamos algumas dicas que vão ajudá-la a organizar seu tempo e viver melhor:



1 - Aprenda a delegar tarefas -
Assumir todas as responsabilidades da casa só irá sobrecarregar o seu dia e deixá-la cansada. Por isso, é importante dividir as tarefas com os filhos e marido; afinal manter a casa em ordem é responsabilidade de todos.

 

2 - Faça listas - Anote em um local visível todas as tarefas da semana para se lembrar delas. Separe uma categoria de tarefas não tão urgentes, mas que precisam ser resolvidas, como “doações a serem feitas; consertar o trinco da porta; fazer a barra da calça”. Essas são coisas que muitas vezes deixamos de lado e só nos lembramos quando nos deparamos com elas. Anote e vá riscando o que foi feito. Também estipule prazos para cumprir as tarefas.

 

3 - Transforme a organização em hábito - Não deixe para depois o que você pode fazer hoje. Embora seja um clichê, essa frase é muito sábia. Medidas simples, como recolher os lixos todos os dias, lavar a louça depois de sujá-la e arrumar a cama logo depois que levantar, por exemplo, são formas inteligentes de manter a organização em dia e economizar tempo. Faça disso um hábito e irá perceber que tudo fica mais fácil.

 

4 - Saiba dizer “não” - é comum sentir que é preciso dizer sim a tudo - planejar atividades, ajudar na escola do filho, entre outras tarefas extras - porém, essa atitude irá deixar a sua agenda cada vez mais maluca. Se você não tem tempo, ou simplesmente não tem vontade de pegar mais uma tarefa, diga “não”, sem inventar desculpas e antes de assumir o compromisso.

 

5 - Escolha sua roupa na noite anterior - essa atitude é muito eficaz e ajuda a ganhar tempo para tarefas importantes da manhã, período que costuma ser o mais corrido do dia, já que é preciso preparar o café da manhã, levar os filhos na escola, enfrentar o trânsito para chegar ao trabalho, entre outras atividades.

 

6 - Durma no mínimo 7 horas - Não adianta viver como um zumbi. O dia não rende e o humor fica em baixa. Por isso, valorize o seu sono antes de mais nada. Uma noite bem dormida é fundamental para recarregar as energias e manter a disposição para as tarefas do dia seguinte.

 

7 - Reserve um tempo a você mesma - Ser mãe exige muito tempo aos filhos e à família. Mas, você não pode esquecer de si mesma, de suas vontades e hobbies, pois são eles que irão manter a sua autoestima e disposição. Reserve alguns momentos da semana para alguma atividade que você goste, como ler, ir à academia e ao salão de cabelereiro, ou simplesmente para não fazer nada.

 

8 – Não deixe a sua saúde para depois - Esteja sempre atenta às próximas datas de consultas e check-up médico de rotina. Afinal, você não é de ferro! Além disso, procure manter uma alimentação equilibrada, com mais frutas, verduras e legumes e praticar exercícios físicos regularmente. Assim, você afasta doenças e vive com mais qualidade de vida. 

 

Voltar