Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
Iniciativa disponível para algumas localidades
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Como lidar com a chegada da menopausa Saúde da Mulher

Home > Matérias > Saúde da Mulher > Como lidar com a chegada da menopausa

menopausaComo lidar com a chegada da menopausa

Atualmente, existem medicamentos e terapias que podem minimizar alguns incômodos da menopausa; leia mais

 

Por muito tempo a chegada da menopausa era tratada erroneamente como uma doença. Essa falsa ideia levava muitas mulheres a se sentirem inseguras e infelizes consigo mesmas. Mas, tal concepção não passa de um tabu.

 

Na realidade, a menopausa faz parte de um processo natural e inevitável do organismo feminino e é definida como a última menstruação da mulher, que ocorre, normalmente, por volta dos 48 e 51 anos.

 

Marcada pelo fim da produção de estrogênio e progesterona (dois hormônios responsáveis, principalmente, pela ovulação e preparo do útero para a gestação), esse nova fase só é confirmada após 12 meses sem menstruar.

 

Antes disso, porém, é comum que boa parte das mulheres passe a apresentar ciclos menstruais irregulares. Esse período de transição para a menopausa é conhecido como climatério.

 

Às vezes, o climatério é vivenciado como uma passagem silenciosa, sem sintomas. Outras vezes, é possível sentir alguns desconfortos, que podem gerar algumas alterações na rotina.

 

No entanto, ao esclarecer todas as dúvidas com o ginecologista e buscar informações corretas sobre o assunto, é possível atravessar essa fase com segurança e tranquilidade.

 

Conheça a seguir alguns sinais comuns do climatério

- Ondas súbitas de calor (fogachos)

- Alterações de humor

- Suores noturnos

- Ressecamento vaginal

- Insônia

- Diminuição do desejo sexual

- Ganho de peso

 

Algumas mulheres podem apresentar apenas alguns desses sintomas ou não apresentar nenhum. Portanto, nessa fase, é ideal que a mulher se consulte regularmente com o ginecologista e esclareça todas as suas dúvidas.

 

Atualmente, existem alguns medicamentos e terapias que podem minimizar os sintomas da menopausa, como é o caso da terapia de reposição hormonal (TRH), cuja finalidade é repor os hormônios que a mulher tinha antes.

 

No entanto, a recomendação médica irá variar de mulher para mulher e de sintoma para sintoma. Alguns desconfortos, como a secura vaginal, por exemplo, requer apenas o uso de pomadas locais.

 

Além disso, praticar exercícios físicos regulares e seguir uma alimentação equilibrada e saudável são atitudes que contribuem e muito para a manutenção da qualidade de vida da mulher com a chegada da menopausa. Converse com o seu médico!

 

Voltar