Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Iniciativa disponível para algumas localidades
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Como a psicoterapia pode ajudar você Saúde Mental

Home > Matérias > Saúde Mental > Como a psicoterapia pode ajudar você

Muitas pessoas ainda resistem à ideia de fazer terapia por medo, preconceito ou apenas por não saberem que se trata de uma ferramenta que nos ajuda a analisar nossos problemas a partir de um outro ponto de vista. O conselho de um amigo ou familiar é sempre bem-vindo, mas existem momentos na vida em que precisamos do acolhimento e da contribuição de um profissional e, para isso, existe a psicoterapia.  

As sessões de psicoterapia são focadas na conversa entre psicólogo e paciente, frente a frente. Através de diversas abordagens de tratamento, são trabalhadas questões emocionais com o objetivo de expressar e analisar os pensamentos e questões do dia a dia,  além de identificar comportamentos responsáveis pelos sentimentos negativos, como tristeza, angústia, estresse e ansiedade.


A psicoterapia é eficaz no tratamento de traumas psicológicos, depressão e vários outros transtornos da mente. É também bastante procurada por pessoas que buscam conhecer melhor a si mesmas, ou seja, há várias razões para se fazer terapia. Mas quem nunca passou por essa experiência precisa saber: o papel do psicólogo não é resolver os problemas, e sim ajudar o paciente a encontrar caminhos para isso, além de orientá-lo a administrar as emoções e mudar comportamentos. Há também o compromisso de acolhimento para que, ao fim de cada sessão, o paciente sinta bem-estar mental e físico.

Atendimento a distância

Se o que impede você de fazer psicoterapia é tempo ou distância, recorra às sessões  online. Desde 2018, o atendimento remoto foi autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia, e os profissionais estão preparados para isso – eles conseguem manter a mesma relação de proximidade e empatia que na sessão presencial. Quem fazia algum tipo de acompanhamento psicológico antes da pandemia da COVID-19 deve continuar com as sessões, agora a distância, para não interromper o andamento do tratamento.

Durante a quarentena  

Por causa do isolamento, a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) publicou uma série de recomendações para os psicólogos no atendimento online para qualquer pessoa que precisa de apoio emocional neste momento. Dias ruins, com sentimento de angústia ou pensamentos confusos são normais. Mas não hesite em procurar o atendimento online se você estiver com dificuldade de administrar as suas próprias emoções. Ninguém precisa passar por isso sozinho(a), mesmo quem nunca fez psicoterapia antes. São sinais de alerta para buscar um profissional:

  • Tristeza profunda e persistente;

  • Ansiedade e estresse constantes;

  • Distúrbios do sono causado por questões emocionais;

  • Falta de entendimento sobre algum trauma específico;

  • Pensamentos disfuncionais sobre a realidade e excesso de medo ou pânico.

 

O atendimento psicológico a distância deve ser usado também pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. É importantíssimo que eles contem com apoio emocional, já que muitos estão abalados por causa da pressão, do risco de contaminação e dos turnos de trabalho exaustivo.


Beneficiários SulAmérica

A psicoterapia está disponível com cobertura para os beneficiários SulAmérica desde que indicada por um médico e dentro dos critérios da Diretrizes de Utilização da Agência Nacional de Saúde (ANS). 

Beneficiários SulAmérica contam com mais um serviço para cuidar da saúde mental: o Psicólogo na Tela. Você poderá agendar previamente sua sessão online, diretamente com o psicólogo da rede referenciada, escolhendo o profissional de preferência, ou solicitar o serviço via App, clique e saiba mais. 


Artigos relacionados:

Coronavírus: mantenha sua saúde mental a salvo

Atividade física em época de quarentena. É possível?

Pais e filhos: convivência familiar em tempos de pandemia

 

Voltar