Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



A hora do banho do bebê Saúde da Criança

Home > Matérias > Saúde da Criança > A hora do banho do bebê

Os bebês se sujam muito pouco, mas precisam de banhos diários, com atenção especial à limpeza do coto umbilical dos recém-nascidos. O coto umbilical é o pedaço restante do cordão umbilical, cortado assim que o bebê nasce. Ele deve ser cuidadosamente limpo para evitar infecções. Para isso, utilize uma haste flexível de algodão embebida em álcool 70%. Faça a limpeza com cuidado, passando o algodão em toda a volta do coto para não machucar a região do umbigo.

A água do banho deve ser morna e limpa; o sabonete deve ser, de preferência, neutro e líquido. Nessa fase inicial, não é necessário usar xampu. Utilize os sabonetes líquidos especiais para cabelo e corpo.

Esteja atenta ao virar seu bebê de bruços na hora de lavar as costas e o bumbum. Segure-o com firmeza, apoiando-o em um dos braços e inclinando-o com a cabecinha para cima, para evitar que afunde. É comum acontecerem acidentes desse tipo.

O ideal é dar o banho antes das mamadas para evitar que ele tenha algum refluxo. De preferência, dê o banho à noite, antes do bebê dormir, pois isso acalma e relaxa o bebê.

Quando o bebê estiver mais crescidinho, você pode aproveitar o momento do banho para fazer brincadeiras com brinquedos adequados. O banho é sempre um momento muito agradável e divertido!

Voltar