Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Volta às aulas: como proteger a saúde das crianças Saúde da Criança

Home > Matérias > Saúde da Criança > Volta às aulas: como proteger a saúde das crianças



Sulamerica-VoltaAulas_01 (1)Sulamerica-VoltaAulas_02 (1)

O início do ano letivo marca a retomada da rotina das crianças. Após um período de férias, os pequenos voltam a ter horários regrados, deveres de casa e a vida social na escola. Além de ajudar na adaptação à escola, os pais devem se preocupar em fortalecer o sistema imunológico da criança, já que ela volta a conviver com várias outras crianças.


A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta ainda a verificar o peso da mochila e redobrar a atenção sobre a interação da criança. Tanto a saúde física quanto a emocional são importantes para uma volta às aulas saudável, feliz e produtiva.




Sulamerica-VoltaAulas_03 (1)

Os pais devem ficar atentos ao comportamento da criança nos primeiros dias de aula, especialmente se ela estiver iniciando em uma nova escola. O estresse na adaptação às aulas, com professores e colegas é normal, mas esse processo deve ser acompanhado de perto para se certificar de que a criança está gostando da escola e vai, portanto, aproveitar o ano letivo.


Sinais de ferimento ou demonstração de pânico de ir para a escola, assim como alterações de humor, agressividade, isolamento, falta de amizade no ambiente escolar e desculpas para faltar à aula devem ser investigados, segundo recomendação da
SBP. A criança pode estar sendo maltratada ou sofrendo bullying dos colegas ou funcionários.



Sulamerica-VoltaAulas_04 (1)

Durante as férias, a rotina de sono e alimentação é menos rígida. Mas, durante o período de aulas, os horários devem ser respeitados e os ajustes precisam ser feitos já no primeiro dia da volta às aulas. As crianças precisam ser incentivadas a dormir e acordar em horários regulares, cumprindo as oito horas de sono indispensáveis para uma boa saúde física e mental e, consequentemente, um melhor rendimento em sala.

 

Quanto às refeições, o ideal é que os horários da escola sejam mantidos em casa. Esse cuidado regula o metabolismo para que a criança sinta fome sempre nos mesmos horários. O cardápio deve priorizar os alimentos naturais frescos, com pouco (ou nenhum) espaço para os industrializados, como bebidas prontas e refrigerantes.


Sulamerica-VoltaAulas_05 (1)

Os alimentos mais naturais (frutas, verduras, leite e derivados) também devem ser os principais itens da lancheira ou das escolhas na lanchonete. Segundo o Departamento Científico de Nutrologia da SBP, o período de transição entre infância e adolescência (crianças de 7 a 10 anos) é o mais propício para o surgimento da obesidade infantil, dependendo dos hábitos alimentares, ritmo de crescimento e prática de atividades físicas.



Sulamerica-VoltaAulas_06

Outro item abordado pela SBP é a mochila. O peso não pode ultrapassar 10% do peso corporal da criança, para evitar o risco de problemas na coluna, como dores e desvios. Os pais devem incentivar o filho a arrumar a própria mochila diariamente e levar somente o que vai precisar na aula. Fichários e mochilas de rodinha ajudam a amenizar o peso.



Sulamerica-VoltaAulas_07

Ao voltar para a escola, a criança pode apresentar sintomas novos, como dificuldade para enxergar o que está escrito na lousa e dores de cabeça. Esses sinais podem anunciar a necessidade de óculos. Para os pais não serem pegos de surpresa, o ideal é levar o filho ao oftalmologista no começo do ano letivo. Queixas auditivas também merecem atenção. Em muitas escolas, os professores são orientados a reportar qualquer dificuldade apresentada pelo aluno, inclusive de aprendizado e cognição.


Sulamerica-VoltaAulas_08

Ainda nas férias, certifique-se de que seu filho está com a carteirinha de vacinação em dia e, assim, inicie as aulas devidamente protegido. Se a criança precisar tomar alguma medicação durante o horário das aulas, organize o envio na mochila e combine com os professores para que ela não pule o remédio.

 

Por fim, a aglomeração em sala de aula pode possibilitar a transmissão de vírus e doenças contagiosas. Como o início do ano letivo coincide com o verão, aumenta a preocupação com dengue, zika e chikungunya, além da febre amarela em regiões de mata. A escola deve preparar o ambiente para evitar mosquitos, sem água parada e com a dedetização em dia, além de instruir os alunos sobre o tema.

 

O Ministério da Saúde lista alguns cuidados para a criança ficar menos suscetível às doenças na sala de aula:

  • Incentivar que lave as mãos antes das refeições e das brincadeiras.

  • Higienizar os brinquedos que leva para a escola.

  • Ficar atento aos sintomas de possíveis doenças e não levar a criança para a escola se ela estiver resfriada.

  • Manter os ambientes arejados para evitar a proliferação de bactérias.

  • Garantir que a criança tenha uma boa imunidade, com uma alimentação equilibrada, boas horas de sono e muita ingestão de água.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria e Ministério da Saúde

Links: 

  1. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/02/Sade_Escolar_Volta_as_aulas.pdf

  2. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/20032d-GPA_-_Bullying.pdf

  3. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/Manual_Lanche_saudavel_04_08_2012.pdf



Voltar