Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Amigdalite: causas, sintomas e tratamento Saúde da Criança

Home > Matérias > Saúde da Criança > Amigdalite: causas, sintomas e tratamento

AmigdaliteAmigdalite: causas, sintomas e tratamento

 

As amigdalites podem ser causadas por vírus e bactérias, porém as do tipo viral são mais frequentes

 

Dificuldades para engolir e inchaço no pescoço são sinais comuns da amigdalite, uma inflamação que atinge as amigdalas, dois gânglios linfáticos localizados na parte de trás da boca. 

Essas estruturas têm como principal função proteger o corpo contra micro-organismos, que entram pela boca. Por isso, não é raro que elas se infeccionem com frequência, principalmente na infância, fase em que o sistema imunológico está se desenvolvendo.

As amigdalites podem ser causadas tanto por vírus como bactérias, porém as do tipo viral são mais frequentes e provocadas, principalmente, por vírus como o da gripe.

Já nas amigdalites bacterianas, os sintomas tendem a ser mais intensos e acompanhados por febre alta e pus na garganta. Se não tratadas adequadamente, podem ocorrer complicações, como infecção dos espaços profundos do pescoço (abscessos cervicais) e febre reumática, doença inflamatória, que pode atingir o coração, o cérebro e as articulações.

 

Outros sintomas comuns da amigdalite:

 

- Mau hálito

- Dor de ouvido

- Ínguas no pescoço

- Diminuição do apetite

- Tosse

- Dor de cabeça

- Dores no corpo

 

Tratamento

 

O tratamento para a amigdalite irá depender da causa da inflamação. Para os casos em que a origem é viral, o médico poderá receitar medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor e outros incômodos. Já nos casos bacterianos, o tratamento com antibióticos é o mais eficaz.

Além disso, é importante que a pessoa faça repouso, beba bastante líquido, mantenha uma alimentação leve e evite contato com agentes tóxicos, como a fumaça do cigarro, que pode piorar a inflamação das amigdalas.

 

Quando a cirurgia para a retirada das amigdalas é necessária?

 

Existem alguns casos em que a amigdalite se torna recorrente e deixa de responder ao tratamento medicamentoso, portanto, o médico poderá optar pela cirurgia que retira as amigdalas. O procedimento requer uma análise criteriosa antes de ser recomendado.

Voltar