Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
Iniciativa disponível para algumas localidades
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Você Sabia que a Saúde Bucal está muito ligada ao restante do Corpo? Saúde Bucal

Home > Matérias > Saúde Bucal > Você Sabia que a Saúde Bucal está muito ligada ao restante do Corpo?

ssaudebucal

Ficar atento à saúde da boca, além de prevenir incômodos como a cárie, pode evitar problemas como infecções no coração. É isso mesmo. Algumas doenças estão intimamente ligadas a infecções da boca e dos dentes.

Determinadas doenças apresentam manifestações na boca antes mesmo de sintomas clínicos. Essas alterações bucais, quando identificadas, podem auxiliar no diagnóstico da doença.


Confira alguns exemplos:

imagem-total
Endocardite: inflamação do endocárdio (membrana que reveste a parede interna do coração) e das válvulas cardíacas. Geralmente acontece quando bactérias provenientes de outras partes do corpo – como, por exemplo, da boca – invadem a corrente sanguínea e se anexam às estruturas danificadas do coração.

 


Diabetes
: o diabetes está relacionado a diversas alterações que podem predispor à doença periodontal (doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte e sustentação dos dentes). Isso porque os diabéticos têm uma capacidade menor de defender e regenerar os tecidos. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, pesquisas recentes sugerem que a relação entre a doença periodontal e o diabetes é bidirecional, isto é, da mesma forma que o diabetes pode favorecer o desenvolvimento da doença periodontal, esta quando não tratada piora o controle metabólico do diabetes.

 

Bulimia
:
transtorno alimentar de origem nervosa caracterizado pela ingestão compulsiva de grandes quantidades de alimentos em um curto espaço de tempo, seguido por um sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar, e, a fim de prevenir o aumento de peso, provoca a autoindução de vômito. Essa doença causa erosão dentária (desgaste do esmalte dos dentes), hipersensibilidade dentinária, aumento nos índices de lesões cariosas, bruxismo (o hábito de ranger os dentes durante o sono), mucosite (inflamação na mucosa), entre outros problemas.


Infecção pelo HIV
:
as lesões bucais são geralmente os primeiros sinais clínicos da doença. As manifestações clínicas mais comuns em pessoas com HIV são: Candidíase, Herpes Simples, Sarcoma de Kaposi, Gengivite Ulcerativa Necrosante e Periodontite Ulcerativa Necrosante.



Periodontite
: doença infecto-inflamatória que danifica a gengiva. Quando não tratada corretamente evolui para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. Apesar de ser uma condição bastante comum, é passível de ser prevenida ou controlada através de consultas periódicas ao cirurgião dentista. Estudos relatam que processos infecciosos durante a gestação podem colocar em risco o desenvolvimento do bebê. Sendo assim, a melhor forma de se evitar complicações na gravidez relacionadas a infecções bucais é a prevenção.


Mononucleose
: conhecida também como doença do beijo, a mononucleose é uma doença infecciosa que atinge principalmente pessoas entre os 15 e os 25 anos. Sua transmissão pode ocorrer pelo contato direto com a saliva e por transfusão de sangue. Essa é uma doença benigna que pode não apresentar sintomas ou ser confundida com doenças respiratórias comuns no inverno.



Sarampo
: doença infecciosa de origem viral capaz de provocar diversos sintomas, tais como manchas avermelhadas pelo corpo, febre, tosse, faringite, conjuntivite etc. É uma doença bastante comum e começa a se manifestar com pequenos pontos brancos na parte interna da bochecha.

 


Rubéola
: doença infecto-contagiosa, caracterizada por manchas vermelhas na pele discretamente elevadas que costumam começar na face e descer para o restante do corpo. Além da pele, as manchas podem surgir no céu da boca, podendo também causar anomalias na formação dos dentes.

         


Box

Voltar