Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Técnicas que ajudam o alongamento Estilo de Vida

Home > Matérias > Estilo de Vida > Técnicas que ajudam o alongamento

Alongar é essencial: conheça seus benefícios e quando fazer, por Camila Hirsch instrutora de Atividade Física e apresentadora
Foto de Camila Hirsch
O alongamento sozinho não garante que seu corpo se mantenha equilibrado e saudável. Existem técnicas ue potencializam e complementam os benefícios que o ato de alongar traz. Quando falamos em um corpo saudável, vamos muito além do peso e da composição corporal, precisamos pensar na qualidade dos movimentos diários, por mais simples que sejam, e na funcionalidade física.

Horas sentado na mesma posição ou parado em pé, rotinas longas diante do computador ou tempo demais com os olhos voltados para uma tela de celular.

Atitudes corriqueiras como essas provocam desequilíbrios, dores, prejudicam a postura e desencadeiam problemas que, muitas vezes, por exemplo, podem começar com um incômodo na cervical ou na lombar e refletem um modo de sentar inadequado, que pode gerar desconforto também no quadril e por aí vai…

Os efeitos de atividades complementares ao alongamento

alongamento

Mas voltemos às técnicas que ajudam os alongamentos passivos e ativos a melhorar seu corpo. Se quiser recordar as diferenças e quando fazer cada um deles, clique aqui.

O alongamento e algumas técnicas complementares (que também podem substituí-lo) aprimoram e preservam a qualidade músculo-esquelética (articulações, ossos e músculos). Há, portanto, uma melhor na saúde física geral, o que ajuda no processo de envelhecimento. Afinal, lesões e perda de função de determinadas partes do corpo causadas pela inatividade só agravam o bem-estar.

Técnicas que contribuem
para um corpo saudável

Algumas técnicas associadas ao alongamento permitem uma melhora significativa em quadros de dor e na saúde física, em geral, preservando a qualidade musculoesquelética e minimizando os efeitos do envelhecimento, além de ajudar no ganho de performance para os mais treinados.

Alongamento estático
primeiro

Alongamento estático:
ajuda no ganho de flexibilidade e a evitar lesões a longo prazo.

segundo

Alongamento ativo:
sua prática regular melhora a mobilidade, preserva e aprimora a movimentação básica de cada articulação e evita lesões agudas durante a prática de exercícios.

terceiro

Massagens e manipulações por outros profissionais:
ajudam a soltar a musculatura e os pontos de tensão, portanto relaxam.

quarto

Automassagem:
mesmos benefícios da massagem, porém mais restritos com relação à intensidade e às limitações de alcance.

terceiro

Soltura e liberação miofascial:
promove alongamento da fáscia (tecido entre os músculos e a pele) e da musculatura, ajuda a restaurar as fibras musculares usadas nos exercícios, agilizando o processo de recuperação.

quarto

Acupuntura:
traz alívio e reequilíbrio das partes do corpo tratadas, ajuda a eliminar os pontos-gatilho e as tensões.

terceiro

Relaxamento:
acelera a recuperação, acalma a mente e auxilia na diminuição do estresse diário. Essa atividade pode ser feita com movimentos leves combinados a alongamentos e respiração, sempre em ambiente tranquilo.

quarto

Meditação:
relaxa o corpo e a mente, melhora a atenção (foco), diminui o estresse, amplia a capacidade de lidar com as dificuldades da vida, oferecendo mais controle sobre nós mesmos em todas as situações de desconforto e diante de desafios.

terceiro

Movimentação e atividade física:
são fundamentais para ajudar em nosso alongamento e vice-versa.

Lembre-se:
procure sempre profissionais da área da saúde para explicar e aplicar técnicas de massagem, liberação miofascial, acupuntura, relaxamento, meditação e outros tipos de manipulações corporais.

Corpo humano, uma máquina em funcionamento constante

Se você se pergunta porque movimentação e atividade física ajudam no processo do alongamento, pense no corpo como uma máquina: nossos músculos, articulações, tendões, ligamentos e sistema nervoso central foram feitos para cumprir determinadas funções dentro dessa máquina. Caso uma das partes fique sem exercer seu papel, ela enferruja e começa a apresentar problemas que se refletem em desequilíbrios, dores e podem gerar distúrbios mais graves.

Máquina boa desligada ou pouco utilizada, além de perder suas funções básicas, começa a operar mal. Cuide de seu corpo e de sua mente, para que essa máquina completa tenha décadas de vida saudável em constante funcionamento.

alongamento ativo

Confira neste vídeo uma série de exercícios. Até mais!

video alongamento


logo saude ativa
logo sulamerica

Voltar