Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Alongamento ativo e estático Estilo de Vida

Home > Matérias > Estilo de Vida > Alongamento ativo e estático

Alongar é essencial: conheça seus benefícios e quando fazer, por Camila Hirsch instrutora de Atividade Física e apresentadora
Foto de Camila Hirsch
Pessoas que se alongam com frequência rendem mais em seus treinos, envelhecem com mais qualidade e se machucam bem menos, mas, para uma prática segura, é necessário entender um pouco mais sobre o tema e também contextualizá-lo. Vamos lá!?

Alongamento estático x ativo

Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.

Para fazer qualquer um deles, dê atenção à respiração. Ela é fundamental para a qualidade da execução, já que, quando você respira adequadamente durante o alongamento, relaxa as partes tensionadas e tem a sensação de “diminuir a dor” nos pontos trabalhados.

alongamento

Quem pode e deve se alongar?

Pessoas de todas as idades, de crianças e adolescentes a adultos e idosos, dos sedentários aos mais ativos, todos colhem os frutos tanto do alongamento estático como do ativo. E o sucesso pode ser maior com a união dos dois tipos de alongamento, cada um em seu momento.

Por que e quando fazer alongamento estático?

Alongamento estático é um ótimo aliado para prevenir lesões a longo prazo durante a realização de exercícios. A prática regular dessa atividade pode facilitar a execução de outros movimentos necessários em diferentes modalidades esportivas. Ela pode ser feita depois, em uma hora específica do dia, em um momento dedicado apenas ao ato de se alongar, mas não logo em seguida ao exercício. Mais um benefício da versão estática: contribui para o aumento da flexibilidade, mas movimentos estáticos sozinhos não fazem milagres nem tornam o corpo superflexível.

Carol
Carol
Carol

Alguns alertas sobre os movimentos de alongamento estático:

Alongamento estático
primeiro

Execute regularmente para todo o corpo. Não faça apenas alongamentos que você gosta. Normalmente, precisamos mais daqueles que gostamos menos. Isso já sinaliza que provavelmente a região está encurtada ou tensa. Capriche ao alongar essas partes.

segundo

Fique de olho em sua postura. Um bom alongamento é desconfortável, mas não é doloroso

terceiro

Se for possível, alongue com parceiros. Vocês podem se corrigir e o tempo dedicado a essa atividade passará mais rápido.

quarto

Ao usar o peso do próprio corpo nas posições estáticas de alongamento, você torna a ação mais eficiente. Isso é prático também!

Por que e quando fazer alongamento ativo?

Alongamento ativo é muito indicado antes do treino, principalmente os de alta intensidade. Ele evita lesões agudas durante a parte principal do treino, como estiramentos e distensões.

Também reduz enfraquecimento muscular, perda de mobilidade e má postura – típicos problemas que surgem com o avanço da idade.

alongamento ativo

Alguns alertas sobre os movimentos de alongamento ativo:

primeiro

Mesmo que você não realize treinos de alta performance, alongar-se ativamente é muito recomendado antes de executar tarefas corriqueiras, como arrumar a casa e carregar compras de supermercado.

Isso vale mais ainda se você passou muito tempo sentado e vai se movimentar.

segundo

Pessoas com hábitos sedentários, que passam muito tempo sentadas ou deitadas, devem fazer alongamento ativo. As articulações menos usadas vão agradecer.

segundo

O alongamento ativo desperta sua atenção e seus grupos musculares, tornando as atividades seguintes mais seguras.

logo saude ativa
logo sulamerica

Voltar