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Atividade física em época de quarentena. É possível? Epidemias

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Atividade física em época de quarentena. É possível?

Sim, é possível despertar essa vontade de praticar exercícios em você e também nos seus amigos, nas pessoas que moram na mesma casa... juntos, mesmo que pela tela do celular, fica mais fácil iniciar esse projeto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, para ser fisicamente ativo, são necessários apenas 150 minutos semanais de atividades físicas moderadas. Porém, quase metade da população brasileira (47%) não pratica o mínimo de exercícios para manter o corpo saudável.

Mesmo com as academias fechadas, entendemos que o tempo extra em casa pode ser a motivação que faltava para tirar você do índice de sedentarismo. Para começar, esse não deve ser um momento de cobrança. Utilize dos recursos digitais para fazer exercícios com alguma orientação. Muitos professores estão dando aulas em seus próprios perfis nas redes sociais e existem diversos aplicativos com orientações para você fazer exercícios.  

E quando estiver off-line?

Depois que o atleta francês Elisha Nochomovitz, de 32 anos, conseguiu completar uma maratona na sacada de 7m ao correr em espaços limitados no seu apartamento (ao todo foram 3 mil voltas na varanda, que levaram 6 horas e 38 minutos) nada é impossível! 

Aposte em exercícios aeróbicos para afastar o sedentarismo, já que, geralmente, a chance de você se lesionar com eles é bem menor do que fazer uma musculação por conta própria.

Confira algumas ideias: 

  • Subir e descer as escadas várias vezes

  • Pular corda

  • Colocar uma música e dançar


Mesmo em casa, esteja bem equipado

Você sempre pode substituir o peso da academia por um saco de arroz e feijão, porém um tênis confortável, roupas bonitas ou boas companhias, mesmo que virtuais, são fundamentais para esse momento ser o mais prazeroso possível. 

Quem vai rápido, não vai longe

Não tenha pressa para atingir seus resultados. Seja perder uns quilos ou ter fôlego para correr uma maratona, você precisa dar tempo ao seu organismo para ele apresentar mudanças. Registre seus resultados, como mensagens motivacionais: mesmo que sejam pequenas as diferenças, elas mostrarão sua evolução.

Só as aulas não combatem o sedentarismo

Se você precisa mesmo sair de casa, opte por trocar o elevador pelas escadas! Quem está o dia inteiro sentado no home office, pode fazer pausas a cada meia hora para andar e ativar a circulação. Lembre-se que também faz parte do treino ter uma boa noite de sono, se alimentar bem e diversificar suas atividades. Esta é a melhor hora de você experimentar o que mais desperta seu interesse, pode ser uma aula de yoga, pilates, dança, boxe, hit...


Previna-se!

Além de se movimentar, lembre de se prevenir contra a COVID-19, tomando todas as precauções. Se na sua cidade, as academias estão liberadas, recomendamos esperar mais um pouco para retomar as atividades, já que o compartilhamento de equipamentos e a proximidade com outras pessoas facilita a transmissão do novo coronavírus.


   
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