Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Iniciativa disponível para algumas localidades
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Manual da limpeza e higiene contra o coronavírus Epidemias

Home > Matérias > Epidemias > Manual da limpeza e higiene contra o coronavírus




sulamerica_2020_saude_artigo_manual-de-limpeza_header


O combate à COVID-19 virou uma emergência no mundo inteiro. Milhões de pessoas adotaram o isolamento social e mudaram hábitos de higiene para conter a disseminação do vírus. Mesmo em casa, os cuidados com a limpeza devem ser redobrados, especialmente quando há, dentre os residentes, idosos acima de 60 anos ou portadores de doenças crônicas ou respiratórias, conforme alerta o  Ministério da Saúde.

Esfregar as mãos com água e sabão por 20 segundos, várias vezes ao dia, e higienizar com álcool a 70% os objetos de uso cotidiano são as recomendações básicas. Mas é preciso que outros cuidados de limpeza sejam incluídos na rotina diária para que toda a família fique mais protegida da contaminação.

 
Higienize superfícies de contato

Limpe frequentemente mesas, cadeiras, maçanetas, interruptores, pias e outras superfícies que as pessoas tocam com as mãos. As recomendações a seguir são do Centers for Disease Control and Prevention (agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos).



sulamerica_2020_saude_artigo_manual-de-limpeza_tabela


Higienize celular e outros objetos pessoais


Desinfete o celular três vezes ao dia, no mínimo. Quanto mais é usado, maior o risco de ser um condutor do vírus e, portanto, maior a necessidade da higienização. Para os equipamentos eletrônicos, o indicado é utilizar o álcool isopropílico 70% (não é a versão em gel). Desligue o celular, tire a capinha e aplique o produto com um pano macio. Limpe também a capinha. Outros equipamentos que precisam de higienização frequente:






sulamerica_2020_saude_artigo_manual-de-limpeza_objetos




sulamerica_2020_saude_artigo_manual-de-limpeza_1 (1)


Se houver necessidade de resolver algo fora de casa, como ir à farmácia ou ao supermercado, mantenha distância mínima de 1 metro das pessoas. Não toque o rosto sem antes lavar as mãos, e cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, com um lenço ou com o antebraço. Outras medidas da Sociedade Brasileira de Infectologia para reduzir o risco de contaminação fora de casa são:

  • Na medida do possível, não use transporte público. Caso seja necessário, evite encostar nas superfícies e prefira as opções de transporte que podem ter as janelas abertas, como o ônibus. Táxi e carro de aplicativo devem andar com as janelas abertas.

  • Não toque superfícies comumente usadas por outras pessoas, como corrimãos e barras de apoio. Se for necessário, higienize suas mãos com álcool gel 70% logo após o contato.

  • Se usar carro, limpe superfícies de contato, como volante, câmbio, controles do rádio e maçanetas, com álcool 70% e um pano macio.



sulamerica_2020_saude_artigo_manual-de-limpeza_2


Ao voltar da rua, é importante eliminar qualquer possibilidade de espalhar a doença dentro de casa. Desinfete tudo que possa ter tido contato com o vírus, principalmente se você mora com outras pessoas.

  • Tire os sapatos e deixe-os do lado de fora para serem higienizados.

  • Não encoste em nada sem antes lavar bem as mãos e os antebraços, com água e sabão.

  • Deixe tudo o que estiver carregando na entrada da casa, como bolsas, mochilas, chaves, carteira e cartões.

  • Tire a roupa, tome um banho e lave o cabelo antes de fazer outras tarefas em casa. Não transite dentro de casa com a roupa da rua.

  • Higienize as maçanetas de porta e interruptores que você possa ter tocado antes de lavar as mãos.



sulamerica_2020_saude_artigo_manual-de-limpeza_3

Escolha horários em que o mercado possa estar mais vazio, como de manhã cedo ou tarde da noite. Algumas redes reservaram o horário entre 6 e 7 horas da manhã para atender apenas os consumidores acima de 60 anos. E adote os seguintes cuidados:

  • Passe álcool gel na barra por onde empurra o carrinho de compras (alguns supermercados já facilitam esse cuidado).

  • Evite ao máximo usar dinheiro em espécie. Não há evidências de que notas ou moedas transmitem o vírus, mas é melhor não manusear e, caso aconteça, lave as mãos ou higienize-as com álcool gel logo em seguida.

  • Se estiver de carro, coloque as compras no porta-malas.

  • Ao chegar em casa, deixe as compras perto da entrada. As sacolas e embalagens devem ser higienizadas, antes de serem colocadas para dentro, com álcool a 70% ou uma solução feita com uma parte de água sanitária comum e nove partes de água.

  • Limpe também as embalagens dos produtos não comestíveis ou deixe-os expostos ao sol direto por 2 horas, no mínimo.

  • Higienize os alimentos, especialmente aqueles que vão ser consumidos crus. Passe em água corrente e mergulhe em uma solução de água sanitária apropriada para alimentos e diluída em água. Volte a enxaguar com bastante água. Atenção: leia no rótulo da água sanitária se ela é adequada para higienizar alimentos e qual a diluição ideal. Se o produto não tiver essa informação, procure outra marca, pois alguns produtos não podem ser usados em alimentos.


sulamerica_2020_saude_artigo_manual-de-limpeza_5


A limpeza e a higiene constantes são essenciais para quebrar a cápsula de gordura protetora do vírus e assim destruí-lo. Com a pandemia de coronavírus, já está difícil encontrar álcool 70% em alguns lugares, porém outros produtos de limpeza também são recomendados. Confira:

 

  • Desinfetantes: O desinfetante é eficaz na eliminação do coronavírus. Ele pode ser usado tanto no banheiro quanto para limpeza do piso.

  •  Água sanitária: Muito usada para higienização dos banheiros, quase todo mundo tem água sanitária em casa. O produto tem poder contra o coronavírus, pois o vírus não resiste ao cloro. Lembre-se de utilizar luvas para proteger as mãos do ressecamento. Há ainda os produtos de água sanitária adequados para higienizar legumes e frutas, que são tocados por muitas pessoas nos mercados.

  • Limpadores multiuso com cloro: Outros limpadores multiuso que tenham cloro na composição podem ser usados na limpeza da casa para eliminar o coronavírus em superfícies. Também é importante usar luvas ao fazer a limpeza com esse tipo de produto.

  • Álcool de limpeza (líquido, com concentração entre 60% e 80%): Assim como o álcool em gel, o álcool líquido, que é mais indicado para limpeza doméstica, é eficaz na eliminação do coronavírus. O álcool em gel é mais indicado para as mãos, pois resseca menos a pele; já o líquido deve ser usado com luvas para evitar o ressecamento, assim como todo produto que contenha cloro.

  • Detergente: O detergente, assim como a água sanitária e o desinfetante, é eficaz na eliminação do coronavírus de superfícies. Ele é indicado principalmente para a higienização das louças e roupas.

  • Sabão e sabonete: Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez é importante para eliminar o coronavírus.

 

Fontes: Ministério da Saúde, Centers for Disease Control and Prevention e Sociedade Brasileira de Infectologia.


Artigos relacionados:

Coronavírus: o que você precisa saber?

Coronavírus: Um Guia para o Isolamento Domiciliar

Coronavírus: Perguntas e Respostas

Coronavírus: 8 mitos sobre a doença




Voltar