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De onde vem as dores na coluna? Dores posturais

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De onde vem as dores na coluna (1)_1De onde vem as dores na coluna?

Estima-se que 80% das pessoas sentirão dores nas costas; conheças as causas e como prevenir

 

As dores na coluna, principalmente na região da lombar, são uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% das pessoas sentirão esse incômodo alguma vez na vida.

As causas mais comuns da dor nas costas estão relacionadas a lesões musculares decorrentes de fatores como má postura, sedentarismo, obesidade, falta de condicionamento físico, tabagismo, trabalho fisicamente pesado ou sedentário, estresse, entre outros.

Normalmente, a maior parte dos casos é de curso benigno e não representa uma doença especificamente, podendo melhorar em apenas alguns dias com medidas simples de analgesia e mudanças posturais.

 

No entanto, em algumas situações, as dores na coluna podem indicar algo mais sério, como degeneração ou hérnia de disco, quando:

 

- As crises não melhoram

- A dor ocorre após um trauma

- É forte a ponto de despertar do sono

- Ocorre junto com outros sinais, como alteração de força ou sensibilidade

- Espalha para a perna e é acompanhada de fraqueza

- O indivíduo apresenta osteoporose e traumas anteriores na coluna

 

Caso você apresente os sinais descritos acima, procure atendimento médico.

 

Saiba como prevenir as dores na coluna

Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar, as dores na coluna podem ser evitadas com simples atitudes, como manter o peso ideal, praticar atividades físicas, que fortalecem os músculos dos quadris e tronco, além de adotar mudanças posturais nas atividades diárias. Veja algumas dicas importantes:

 

- Mantenha a coluna sempre ereta nas atividades do dia a dia, como varrer a casa, lavar louça, passar roupa, etc.

- Evite curvar as costas ao pegar um objeto do chão; agache-se com a coluna ereta.

- Não carregue mais que 10% do seu próprio peso.

- Ao se sentar em frente ao computador, lembre-se de se manter ereto, com a lombar encostada na cadeira e colocar um apoio nos pés; o monitor deve estar na altura dos olhos.

- Evite atividades físicas que envolvam torção da coluna; busque orientações de um profissional.

- Tenha um colchão firme e um travesseiro adequado para que a cabeça fique alinhada com o corpo. A melhor postura ao se deitar é manter na posição lateral, com os membros inferiores encolhidos e, se possível, com um travesseiro entre as pernas.

- Evite ler deitado na cama. A melhor posição é ficar sentado com um apoio nas costas.

- Busque maneiras de gerenciar o estresse, como praticar yoga, meditação, etc.

- Pare de fumar, pois a nicotina, presente no cigarro, comprime os vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrição para o disco, tornando-o incapaz de se reparar de um desgaste.

Programa Saúde Ativa - Iniciativa Coluna Ativa 

E se você, segurado SulAmérica Saúde, se identificou com os sinais descritos acima ou já tem o diagnóstico de patologia na coluna vertebral, conte conosco para auxiliá-lo na redução e controle de complicações relacionadas a problemas de coluna.

Com a iniciativa Coluna Ativa, do Programa Saúde Ativa, você ou seu dependente elegível terão à disposição uma equipe de profissionais de saúde comprometidos com um atendimento e tratamento personalizado para cada perfil, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida do segurado.

Entre em contato conosco pelo e-mail saudeativa@sulamerica.com.br e faça sua auto indicação para a iniciativa Coluna Ativa!

 

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