Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
Iniciativa disponível para algumas localidades
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Fibromialgia: conheça a doença que provoca dores pelo corpo Doenças Crônicas

Home > Matérias > Doenças Crônicas > Fibromialgia: conheça a doença que provoca dores pelo corpo

Fibromialgia: conheça a doença que provoca dores pelo corpo

Estudos indicam que o cérebro de quem tem a patologia apresenta sensibilidade elevada a estímulos externos

Dores por todo o corpo. Essa é a queixa mais comum entre as pessoas que sofrem com a fibromialgia, doença reumática crônica, que recentemente ganhou os holofotes da mídia após a cantora americana, Lady Gaga, cancelar seu show no Rock in Rio em razão de uma forte crise da doença.

Caracterizada como uma síndrome clínica, a fibromialgia se manifesta com dores crônicas que atingem, principalmente, a musculatura do tronco e membros, acompanhadas por cansaço, insônia, dificuldades para ter um sono reparador, alterações de memória e concentração, ansiedade, depressão, dores de cabeça, alterações intestinais, entre outros sinais.

Causas da fibromialgia

Ainda não se sabe exatamente as causas da fibromialgia, no entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem estudos que comprovam que o cérebro de quem tem essa patologia interpreta os estímulos externos de forma exagerada, ativando o sistema nervoso e levando a sensações de dores fortes por todo o corpo.

Portanto, não existem lesões ou sinais de inflamação ou degeneração de tecidos do corpo. O que ocorre é uma amplificação dos impulsos dolorosos. Assim, o indivíduo tende a apresentar grande sensibilidade a um simples toque em sua musculatura, por exemplo.

Acredita-se também que acontecimentos sérios na vida, como um trauma físico, psicológico ou até mesmo uma infecção grave podem causar a fibromialgia.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia é feito por meio de avaliação clínica, pois não existem exames específicos que possam rastrear a doença. Na avaliação, o médico poderá considerar os seguintes critérios:

- Dores por mais de três meses em todo o corpo

- Presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos de 18 que estão preestabelecidos pelas autoridades médicas).

É importante ressaltar que nem todos os pacientes com fibromialgia apresentam dores em todos os pontos preestabelecidos. O especialista também poderá pedir exames para excluir doenças que apresentam sintomas parecidos ou ainda detectar problemas que podem influenciar na evolução do quadro.


Existe cura?

Não existe cura para a fibromialgia. Porém, a doença não é progressiva e nem causa danos às articulações, músculos, ou órgãos internos. A condição pode ser controlada com medicamentos para dor e prática regular de exercícios físicos.

Além disso, para quem apresenta distúrbios do humor, como depressão e ansiedade - que podem piorar o quadro das dores -, é importante buscar tratamento adequado para essas condições.

Conheça a iniciativa Articulação

Com o objetivo de contribuir para a promoção do bem-estar e saúde dos segurados, a SulAmérica oferece a iniciativa Articulação, que traz diversas orientações sobre doenças como artrite reumatoide, fibromialgia, artrite psoriásica e espondilite ancilosante, além de dicas de cuidados importantes para evitar complicações dessas enfermidades.

Saiba mais no menu Iniciativas.

Voltar