Matérias



Músculos fortes: saiba como prevenir a sarcopenia

Home > Matérias > > Músculos fortes: saiba como prevenir a sarcopenia

Músculos fortes: saiba como prevenir a sarcopenia

Condição é caracterizada pela diminuição da massa e força muscularSarcopenia

À medida que se envelhece, o organismo passa por algumas mudanças físicas, entre elas está a perda da massa e força muscular, chamada de sarcopenia, uma condição de caráter progressivo.

Todo adulto, a partir dos 40 anos, apresenta diminuição de massa muscular de cerca de 1% a 2% ao ano. Se essa perda não for retardada, a pessoa poderá ter sua massa diminuída significantemente entre os 65 e 80 anos, o que reduz a mobilidade para atividades do dia a dia e eleva os riscos de quedas e fraturas.

 

Fatores de risco

Além do envelhecimento, existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento da sarcopenia. São eles:  

- Alterações hormonais (baixas concentrações de testosterona e hormônio do crescimento)

- Diminuição na capacidade de transformar proteína em energia

- Nutrição inadequada

- Sedentarismo

- Processos inflamatórios, traumatismos sérios e doenças como câncer

 

Sinais da sarcopenia

Os sintomas da sarcopenia incluem fraqueza e desequilíbrio, o que aumenta o número de quedas e lesões. Além disso, essa condição pode dificultar a realização de atividades rotineiras, como a troca de uma lâmpada, subir escadas, carregar malas, por exemplo.

 

Tratamento

O tratamento para a sarcopenia se baseia na realização de exercícios de resistência, como a musculação, e em dieta orientada, com suplementação de proteína, que ajuda o organismo a absorver a quantidade diária recomendada desse nutriente (já que muitos idosos diminuem o consumo de carne com o tempo, devido a dificuldades na digestão).

 

Em casos mais sérios, o médico geriatra pode indicar o uso de hormônios que contribuem para o aumento da massa muscular.

 

Como prevenir

Não é possível evitar totalmente o declínio muscular que ocorre com a idade, porém, pode-se prevenir e minimizar a progressão da sarcopenia para níveis sérios. Praticar exercícios físicos regulares, principalmente os que envolvem resistência muscular, como musculação e natação, e seguir uma dieta equilibrada são maneiras eficazes de prevenir essa condição. Converse com o seu médico para mais orientações.

 

Voltar