Matérias



Mitos e verdades sobre trombose

Home > Matérias > > Mitos e verdades sobre trombose

TromboseMitos e verdades sobre trombose

Uso de anticoncepcionais, gravidez e tabagismo podem causar essa condição; saiba mais

 

Trombose venosa profunda (TVP) é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias.

Como o trombo é uma estrutura sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo, pode ocorrer um entupimento – a  embolia pulmonar , uma complicação grave que pode causar morte súbita.

Os sintomas da TVP costumam ser: dor na perna e rigidez da panturrilha. A dor na panturrilha pode causar dificuldade para andar. Também podem ser observados sensação de calor e um aspecto ligeiramente azulado ou avermelhado da pele. Inchaço agudo da panturrilha ou da perna toda (na maioria dos casos unilateral).

No entanto, cerca de 50% de todos os casos de TVP não possuem sintomas reconhecidos!

 

Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre trombose:

 

Viajar de avião ou de ônibus (longas distâncias) pode levar à trombose.

 

Verdade. Viagens longas, em que se fica muito tempo sentado, pode

prejudicar a circulação sanguínea e levar à trombose. Uma dica é movimentar

as pernas regularmente e, se possível, usar meias de compressão.

 

Cigarro e anticoncepcional causam trombose.

 

Verdade. Os hormônios do anticoncepcional podem contribuir para a formação

de coágulos e dilatação das veias. Já o cigarro possui substâncias pró-

coagulantes. A associação dos dois pode ser uma bomba-relógio.

 

Gravidez pode levar à trombose.

 

Verdade. . Entre as principais razões estão a elevação das taxas hormonais e de fatores coagulantes e a compressão venosa do útero, que predispõem a mulher grávida à formação de coágulos. O acompanhamento médico no pré-natal é fundamental para prevenir esse tipo de problema.

Durante a gestação, o risco de TEV aumenta de cinco a dez vezes, podendo chegar a 20 vezes no puerpério, quando comparado ao de mulheres não gestantes de mesma idade.

Aproximadamente dois terços das TVPs  (trombose venosa profunda) ocorrem no período antenatal e distribuem-se igualmente nos três trimestres.

O acompanhamento médico no pré-natal é fundamental para prevenir esse tipo de problema.  

 

Varizes aumentam o risco de trombose.

 

Verdade. As varizes são veias superficiais anormais e dilatadas, que alteram a circulação venosa do organismo, elevando o risco de formação de coágulos. No entanto, nem todas as pessoas que têm varizes podem apresentar trombose. Converse com o seu médico.

 

Só idosos têm o problema.

 

Mito. Um dos principais fatores de risco é a idade avançada, porém ela pode surgir em qualquer faixa etária, dependendo dos fatores associados a ela.

A incidência de TVP aumenta proporcionalmente com a idade, sugerindo que esta seja o fator de risco mais determinante para um primeiro evento de trombose.

 

Não é possível prevenir a trombose.

 

Mito. Existem diversos fatores que podem ser prevenidos. Mesmo para idoso que ficará acamado, pode-se usar medicamentos para essa prevenção. O mais importante é a avaliação de riscos e um acompanhamento sobre possíveis formações de trombos, em diferentes situações.

 

Procurar conhecer o histórico familiar de doenças e saber se outras pessoas da família já tiveram trombose é uma medida importante para prevenir possíveis episódios dessa condição. Converse sempre com seu médico.

Voltar