Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
Iniciativa disponível para algumas localidades
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Combatendo a Depressão Depressão

Home > Matérias > Depressão > Combatendo a Depressão

Considerada o mal do século, a depressão é uma doença incapacitante que atinge por volta de 350 milhões de pessoas no mundo. Ela altera o humor, prejudica a vida pessoal, social e profissional, desperta uma tristeza profunda e sentimentos de amargura, baixa autoestima, culpa, falta ou excesso de sono e apetite. Entre outros, a depressão faz com que o interesse que a pessoa tinha em atividades que antes davam satisfação e prazer, desapareça.

É importante separarmos a tristeza patológica, como mencionada acima, de um quadro de tristeza transitório provocado por acontecimentos difíceis como a morte, a perda de emprego, término de um relacionamento, crise econômica, entre outros.

O tratamento da depressão deve ocorrer de forma conjunta por um psiquiatra e um psicólogo. Muitos pacientes não aderem ao tratamento farmacológico e, portanto, medidas paliativas como a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação saudável podem auxiliar no combate à doença.

Cada vez mais pesquisas e estudos mostram forte relação entre deficiências nutricionais e desordens mentais. Nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Uma delas é a serotonina, que é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor. 

Alguns alimentos auxiliam no tratamento da depressão, como os ricos em triptofano, que é o aminoácido essencial menos abundante na dieta convencional. Esses alimentos ajudam na formação de serotonina e devem ser consumidos de preferência na parte da manhã para que o seu efeito de bem-estar possa ser sentido durante o dia.

O reforço e equilíbrio da serotonina cerebral por meio do consumo de triptofano é uma abordagem inovadora para a depressão que está ganhando atenção.

Fontes de triptofano:

  • leite e iogurte desnatado

  • queijo branco

  • nozes

  • castanha

  • banana

  • abacate

  • arroz

  • legumes

  • mel

Fique atento aos sintomas, siga as dicas acima e, se necessário, procure um profissional.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44461999000500005&script=sci_arttext

http://drauziovarella.com.br/letras/d/depressao/

http://www.psicologosp.com/2013/07/alimentos-para-depressao-tratamento.html

http://www.fug.edu.br/novarevista/index.php/vitaetsanitas/article/view/4/4

Voltar