Matérias



Rouquidão e perda da voz são sintomas que merecem atenção

Home > Matérias > > Rouquidão e perda da voz são sintomas que merecem atenção

Domingo (16/04) é o Dia Nacional da Voz, data importante para nos conscientizarmos sobre doenças e cuidados que devemos manter com o nosso principal meio de comunicação.

 

Quando uma pessoa está muito gripada ou acaba de voltar de um show em que gritou e cantou bastante, é comum que ela perca a voz ou fique rouca por algum tempo. Porém, quando esses sintomas permanecem por semanas ou meses e estão aliados a dor de garganta, ardência ou pigarro, é preciso ficar atento.

 

A disfonia, termo técnico utilizado pelos otorrinolaringologistas, é caracterizada por toda e qualquer dificuldade ou alteração na emissão natural da voz. A condição pode ser desencadeada por diversos fatores como uso incorreto da voz, lesões nas cordas vocais, alterações de origens orgânicas, entre outros.

 

Em alguns casos, a perda repentina da voz pode estar relacionada a alergias, irritações, cigarro, poluição, estresse, ar-condicionado, mudanças bruscas na temperatura, poeira, medicamentos ou pelo câncer de laringe. Este último merece atenção.

 Câncer de laringe

O câncer de laringe representa 25% dos tumores malignos que acometem a região da cabeça e pescoço. Os fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe, e quem associa o fumo a bebidas alcoólicas, aumenta esse número para 43%.

 

O sintoma mais comum do tumor na laringe é a rouquidão progressiva e persistente. Se a doença não for detectada precocemente, a rouquidão poderá evoluir para dor e dificuldade no ato de deglutir (engolir) e falta de ar. Nos casos mais avançados, podem aparecer nódulos no pescoço.

Como ter uma voz saudável

  • Para ter a voz saudável é necessário manter alguns cuidados:

  • Hidrate-se: beba cerca de 2 litros de água por dia

  • Pare de fumar

  • Não ingira bebidas alcoólicas em excesso

  • Não cochiche, pois assim você exige grande esforço das cordas vocais

  • Modere o consumo de alimentos como chocolate, leite e derivados. Eles aumentam a viscosidade do muco nas cordas vocais, resultando em pigarro

  • Procure um médico sempre que notar alguma alteração na sua voz que persista por mais de duas semanas.

Voltar