Matérias



Tudo o que você precisa saber sobre câncer

Home > Matérias > > Tudo o que você precisa saber sobre câncer

Tudo o que você precisa saber sobre câncer

 

Dia Mundial do Câncer 

O câncer afeta cerca de 14 milhões de pessoas todos os anos e representa a segunda maior causa de mortes no mundo, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. Só para esse ano, estima-se o surgimento de quase 600 mil casos novos da doença no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 30% a 50% dos diagnósticos poderiam ser evitados com simples mudanças no estilo de vida, que incluem manutenção do peso ideal, alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e o não uso de tabaco e álcool.

 

O que é e como surge

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças malignas, que têm uma característica em comum: o crescimento desordenado de células do organismo, que invadem tecidos e órgãos.

Essa condição pode surgir em qualquer parte do corpo e suas variações se diferenciam, principalmente, pelas regiões atingidas, velocidade de multiplicação de células e capacidade de se espalharem para outras partes do corpo (processo conhecido como metástase).

 

Você sabia que nem todo tumor é câncer? 

A palavra tumor está relacionada ao aumento de massa em qualquer parte do corpo é não corresponde necessariamente a um câncer. Quando o surgimento de um tumor ocorre em razão do crescimento do número de células, os especialistas o denominam “neoplasia”, que pode ser benigna ou maligna (câncer).

A neoplasia benigna corresponde ao crescimento lento de células, que se assemelham ao seu tecido original, sem oferecem risco à saúde. Essas células raramente invadem tecidos vizinhos ou se espalham para outras áreas do corpo. O mioma e o lipoma são exemplos de tumores benignos.

 

Tipos de cânceres mais comuns

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os tipos de cânceres mais frequentes e letais são os que atingem pulmão, fígado, estômago, reto, próstata, mama e útero.

 

Fatores de risco

O câncer é uma doença multifatorial, ou seja, pode ser causada por inúmeros fatores. Veja quais são eles:

 

- Envelhecimento

- Maus hábitos alimentares

- Excesso de peso e obesidade

- Sedentarismo

- Tabagismo e exposição à fumaça do cigarro - O tabagismo é responsável por 22% das mortes por câncer

- Abuso de bebidas alcoólicas

- Radiação ionizante e ultravioleta

- Poluição

- Hereditariedade

- Alguns tipos de medicamentos como os imunossupressores e os à base de hormônios

 

Alguns tipos comuns de cânceres são causados por infecções crônicas passíveis de prevenção pela vacinação. O HPV, por exemplo, é responsável pelo câncer de colo de útero, e a hepatite B pelo câncer de fígado.

 

Existe cura para o câncer?

Segundo o INCA mais da metade dos tipos de cânceres já tem cura, desde que diagnosticados e tratados em estágios iniciais.

 

Conheça os principais tratamentos

O câncer pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. A melhor conduta terapêutica irá depender de cada caso e tipo de câncer. Em algumas situações, pode ser necessária a combinação de mais de uma opção de tratamento.

 

Radioterapia 

Neste tratamento são utilizadas radiações para destruir o tumor ou impedir o surgimento de novas células. Normalmente, o paciente fica deitado sob o aparelho, que irá emitir radiações nos locais determinados pelo médico.

 

Quimioterapia

São utilizados medicamentos para destruir as células doentes responsáveis pela formação do tumor. Podem ser utilizados diferentes tipos de medicamentos a cada sessão.

 

Transplante de medula óssea

Consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea. Esse tratamento pode ser usado em casos específicos de câncer, como leucemia e linfoma não-Hodgkin.  

 

 

Programa Saúde Ativa - Iniciativa Oncologia

Com o objetivo de oferecer suporte e orientações ao segurado com câncer, a SulAmérica desenvolveu a iniciativa Oncologia, que fornece atendimento domiciliar e telefônico por uma equipe multidisciplinar.

 

A iniciativa Oncologia, do Programa Saúde Ativa, busca reforçar as condutas médicas e prevenir complicações da doença, além de promover conforto emocional e apoio ao paciente e aos seus familiares.

 

Entre em contato conosco pelo e-mail saudeativa@sulamerica.com.br e faça sua auto indicação para a iniciativa Oncologia.

Voltar