Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



O que você sabe sobre a síndrome de Down? Calendário

Home > Matérias > Calendário > O que você sabe sobre a síndrome de Down?

sindorme-de-down

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, a síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética, que afeta o desenvolvimento físico e cognitivo do indivíduo, levando a algumas características típicas. 

Estima-se que a cada 700 nascimentos, um bebê apresente a condição, que é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células.

Ainda não se sabe quais fatores geram essa modificação celular, apenas que a incidência da síndrome é maior em mulheres que engravidam com mais 35 anos. É importante esclarecer também que o comportamento dos pais durante a gestação não interfere nas chances de o bebê nascer com a síndrome.

 

Características das pessoas com síndrome de Down

 

A síndrome de Down é marcada por algumas características físicas típicas, porém, nem todas as crianças poderão apresentá-las da mesma forma e intensidade. Conheça algumas das características comuns:

  • Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;

  • Hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, cardiopatias;

  • Comprometimento intelectual e, consequentemente, aprendizagem mais lenta.

 

Vencendo barreiras

 

Existe uma crença de que todas as pessoas com síndrome de Down são iguais. Mas isso não passa de um mito. Cada indivíduo com Down tem seus próprios potenciais e personalidade, e merece ser respeitado.

É importante saber que a síndrome de Down não causa problemas mentais, mas, sim, deficiência intelectual. Porém, com a disponibilidade de tratamentos e intervenções precoces, os portadores de Down conseguem alcançar níveis crescentes de autonomia e realização pessoal.

Além disso, os avanços na educação e políticas públicas de inclusão têm sido fundamentais para a inserção dessas pessoas na sociedade, permitindo que explorem e desenvolvam cada vez mais suas habilidades. Que tal refletir mais sobre o assunto?

Voltar