Matérias



Como contribuir para uma sociedade mais inclusiva Calendário

Home > Matérias > Calendário > Como contribuir para uma sociedade mais inclusiva



O Dia Internacional do Deficiente Físico é uma data comemorativa instituída pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de estimular a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência e celebrar as conquistas desses cidadãos na sociedade.

A iniciativa enfatiza a importância da garantia à igualdade de oportunidades, direitos humanos e inclusão dos deficientes, contribuindo para a conscientização e mobilização da população contra os diversos tipos de barreiras que impedem a participação ativa dos deficientes na sociedade.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 23% da população. Embora a legislação brasileira tenha conquistado muitos avanços no sentido de garantir direitos aos deficientes, a sociedade ainda está longe de cumpri-los na prática.

Por esse motivo, é essencial refletirmos sobre o assunto. A falta de acessibilidade e o preconceito, por exemplo, são duas barreiras que afetam profundamente a qualidade de vida do indivíduo com deficiência, além de o impedirem de conquistar um emprego ou concluir os estudos.

Veja algumas sugestões de como você pode contribuir para uma sociedade mais inclusiva:

- Tenha empatia e se conscientize

O primeiro passo para contribuir para a inclusão dos deficientes é procurar olhar para o outro como semelhante, se colocando no lugar dele. Isso pode dar uma ideia de como é a luta diária dessas pessoas para sobreviver. Além disso, buscar se informar sobre o assunto é fundamental para se desfazer de preconceitos que muitas vezes estão enraizados e não nos damos conta disso. Lembre-se que o respeito vale para todos.

- Incentive o respeito

Para exigir que a sociedade seja mais inclusiva é imprescindível educar as crianças a respeitarem a diversidade. Muitas crianças com deficiência sofrem bullying nas escolas e não são valorizadas pelos colegas. Essa situação precisa acabar. Por isso, converse com seus filhos; repasse o respeito e incentive o contato com deficientes desde cedo.

- Empregue pessoas com deficiência

Se você é empresário deve saber que existe a legislação que prevê cotas para deficientes em empresas com mais de 100 funcionários, certo? Porém, é importante ressaltar que os empregadores precisam enxergar o deficiente não como uma responsabilidade, mas sim como um ativo em potencial. Essas pessoas têm talentos individuais e ambições próprias e podem contribuir muito para o desenvolvimento dos seus negócios.

Voltar