Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
Iniciativa disponível para algumas localidades
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Dia Mundial da Psoríase: Saiba o que é Artrite Psoriásica Calendário

Home > Matérias > Calendário > Dia Mundial da Psoríase: Saiba o que é Artrite Psoriásica

A artrite psoriásica corresponde a um tipo de inflamação crônica que afeta as articulações de indivíduos que possuem psoríase – (caracterizada pelo   aparecimento de lesões avermelhadas, escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo mas que podem  surgir em qualquer parte do corpo).  De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia cerca de 10% das pessoas com psoríase desenvolverão essa complicação.


A Artrite Psoriásica, geralmente, ocorre após o desenvolvimento da psoríase. Raramente pode ocorrer antes do aparecimento das lesões cutâneas.

Com evolução progressiva e incapacitante, a artrite psoriásica pode atingir desde uma articulação até múltiplas articulações, tanto periféricas como mais raramente da coluna. Entre os principais sintomas estão dor e inchaço nas articulações e tecidos circundantes – principalmente tendões e ligamentos – de regiões como joelhos, tornozelos e dedos das mãos e pés.

A artrite psoriásica está atrelada ainda a lesões e espessamento das unhas e desenvolvimento de condições oftalmológicas, como uveíte e conjuntivite. Além disso, segundo informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia, pessoas diagnosticadas com essa condição têm risco maior de apresentar hipertensão, diabetes mellitus tipo II, obesidade, e distúrbios dos lipídios (colesterol e triglicerídeos). Todas estas alterações aumentam o risco de doenças cardíacas e vasculares, como, por exemplo, infarto e derrame.

Assim como na doença da pele, o acometimento articular atinge mais as pessoas da raça branca. Homens e mulheres são afetados igualmente.

Fatores de risco

 

As causas da artrite psoriásica ainda não são totalmente conhecidas, porém a ciência já apontou a existência de uma forte relação genética com o desenvolvimento da doença. De acordo com a organização Arthritis Foundation, 40% dos indivíduos com artrite psoriásica possuem familiares afetados pelo mesmo problema.

 

Os fatores que aumentam o risco de um doente com psoríase cutânea desenvolver artrite, incluem a presença de lesões nas unhas, o envolvimento cutâneo mais extenso (quanto à área de pele afetada), a história familiar de Artrite Psoriásica e o atingimento em placas de algumas áreas da pele como o couro cabeludo e a região interglútea ou perianal. 

Diagnóstico

 

A artrite psoriásica pode ser diagnosticada por médicos reumatologistas e dermatologistas a partir de avaliações físicas e exames laboratoriais e de imagens. Muitas vezes, o processo de diagnóstico é complicado, pois os sintomas da doença são similares aos de outras formas de artrite.

 

Tratamento
 

Até o momento não há cura para a artrite psoriásica e o tratamento se baseia no alívio das dores e na prevenção de novas erosões das articulações. Geralmente, são recomendados o uso de anti-inflamatórios e drogas antirreumáticas, imunobiológicos e fisioterapia.

 

Aprender a lidar com doenças crónicas e preservar ao máximo a qualidade de vida requer, por vezes, o apoio de médicos e psicólogos especializados nesta área.

 

Além disso, é essencial manter um estilo de vida saudável, que inclua prática regular de atividades físicas e alimentação equilibrada. Se não for tratada adequadamente, a doença pode resultar em deformidades irreversíveis.

 

Conheça a iniciativa ArticulAção

 

A iniciativa auxilia os segurados com doenças reumáticas a alcançar mais qualidade de vida. Saiba mais aqui.

 

Veja também:

 

O que você precisa saber sobre psoríase

Artrite reumatoide: conhecendo a doença para viver bem

Doenças reumáticas podem afetar pessoas de todas as idades

Conheça os principais tipos de artrite


Referências:
 
Artrite psoriásica, Sociedade Brasileira de Reumatologia: https://www.reumatologia.org.br/doencas/cartilhas/
 
Manual Informativo para o doente com artrite psoriática, Sociedade Portuguesa de Reumatologia: https://www.spreumatologia.pt/upload/Manual_DT_PsA_01.pdf
 
Psoriatic Arthritis, Arthritis Foundation: https://www.arthritis.org/about-arthritis/types/psoriatic-arthritis/

 

Voltar